A concepção de qualidade educacional impulsionada pelas avaliações externas no estado de São Paulo

Autores

  • Fabiana Alvarenga Filipe Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho” | Rio Claro
  • Regiane Helena Bertagna Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho” | Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n46ID13297

Palavras-chave:

Qualidade educacional. Avaliação em larga escala. Políticas educacionais.

Resumo

Este artigo apresenta dados de pesquisa e visa analisar a concepção de qualidade educacional induzida pela sistemática de avaliação em larga escala adotada do estado de São Paulo. Com relação aos procedimentos metodológicos, insere-se na Abordagem Qualitativa (ANDRÉ, 2005) por meio da Pesquisa Bibliográfica sobre avaliação e qualidade educacional, Levantamento Documental e Análise de Conteúdo. Evidenciou-se que o ideário neoliberal que permeia a política educacional paulista, desde a década de 1990, induz a qualidade educacional a uma concepção reducionista, pautada na quantificação de resultados. A pesquisa possibilitou também a reflexão acerca da Avaliação Institucional Participativa e do conceito de Qualidade Negociada como caminho para alcançar a Qualidade Social da Educação.

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Publicado

19-12-2017

Como Citar

Filipe, F. A., & Bertagna, R. H. (2017). A concepção de qualidade educacional impulsionada pelas avaliações externas no estado de São Paulo. Revista Educação Em Questão, 55(46), 188–219. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n46ID13297

Edição

Seção

Artigos