Motivos para evadir da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve/Portugal, segundo os estudantes

Autores

  • Andréia da Silva Quintanilha Sousa Universidade Federal de Rondônia
  • Hugo Mártires Universidade de Huelva
  • Carolina Sousa Universidade do Algarve | Portugal Universidad de Huelva |Espanha

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n47ID13998

Palavras-chave:

Educação superior, Fatores preditivos, Evasão

Resumo

Este artigo apresenta os fatores preditivos à evasão segundo os estudantes dos cursos Ciência da Comunicação, Design de Comunicação, Desporto, Educação Social, Educação Básica, Imagem Animada da Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC) da Universidade do Algarve/Portugal. O instrumento aplicado, entre setembro e dezembro de 2015, foi a “Escala de Motivos para Evasão do Ensino Superior ? M-ES” cujo objetivo é avaliar os motivos potenciais que levam os estudantes a deixar o ensino superior. Os dados recolhidos foram transcritos para o programa SPSS (Statistical Package for the social Sciences) que mediu o impacto dos motivos listados na M-ES em 68 itens, com chave de resposta em Escala Likert de 5 pontos. Este estudo concluiu que a M-ES pode contribuir para o aprofundamento do conhecimento a respeito da evasão no ensino superior e amparar programas institucionais para redução da evasão.

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Biografia do Autor

Andréia da Silva Quintanilha Sousa, Universidade Federal de Rondônia

 

 

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Publicado

12-04-2018

Como Citar

Sousa, A. da S. Q., Mártires, H., & Sousa, C. (2018). Motivos para evadir da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve/Portugal, segundo os estudantes. Revista Educação Em Questão, 56(47), 42–68. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n47ID13998

Edição

Seção

Artigos