A transnacionalização e a expansão da educação superior

Autores

  • Olgaíses Cabral Maués Universidade Federal do Pará
  • Michele Borges de Souza Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n47ID14002

Palavras-chave:

Transnacionalização, Educação superior, Organismos multilaterais

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar de forma crítica o processo de transnacionalização da educação superior que vem ocorrendo como um fenômeno característico deste século. O entendimento que será adotado no texto é que a transnacionalização é um fenômeno que se organiza com a globalização da economia e com a etapa da financeirização do capital.  Na medida em que a educação passou a ser considerada como um serviço, e o conhecimento reconhecido como uma força produtiva, a Educação Superior passou a representar uma alavanca para o desenvolvimento dos países e a ser considerado uma mercadoria importante. A análise desse fenômeno será feita considerando a posição de alguns organismos multilaterais, tais como a OCDE e o BM e a OMC.  Serão arroladas as estratégias adotadas pelo Brasil para o desenvolvimento da transnacionalização, analisando-se os novos arranjos que as instituições privadas vêm realizando com entidades estrangeiras. 

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Publicado

12-04-2018

Como Citar

Maués, O. C., & Souza, M. B. de. (2018). A transnacionalização e a expansão da educação superior. Revista Educação Em Questão, 56(47), 151–173. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n47ID14002

Edição

Seção

Artigos