Dualidade e ambivalência da identidade docente de bacharéis que atuam em cursos de licenciaturas

Autores

  • Diego Carlos Pereira Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Váldina Gonçalves da Costa Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n47ID14003

Palavras-chave:

Identidade docente, Professores bacharéis, Formação de professores, História oral

Resumo

Esse artigo resulta de uma pesquisa de mestrado focada no estudo da identidade docente de professores formadores, considerando a constituição da identidade como processo relacional individual e coletivo que permeia as trajetórias formativas e educacionais. O objetivo deste artigo é problematizar e argumentar a respeito das características duais e ambivalentes da constituição da identidade docente de professores bacharéis que atuam em cursos de Licenciatura, considerando os aspectos formais e biográficos das trajetórias dos sujeitos. O estudo pautou-se em perspectiva qualitativa a partir da metodologia da História oral e da análise das narrativas de professores formadores bacharéis. Defendemos que a dualidade do processo se caracteriza entre a formação bacharelesca e a atribuição ao cargo de docente conferida pela legislação educacional e pelo contexto acadêmico; enquanto a ambivalência se expressa por meio do conflito entre ser bacharel/pesquisador e ser professor no ensino superior, diante das demandas distintas que esses dois papeis profissionais podem provocar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BONDÍA, Jorge LARROSA. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, 2002.

BOTIA, Antonio Bolivar. “De nobis ipsis silemus?”: Epistemología de la investigación biográfico-narrativa en educación. Revista Electronica de Investigación Educativa, Mexico, v. 4, n. 1, p. 1-26, 2002.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, Ministério da Educação, Brasília, 20 de dezembro de 1996.

CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. 22. ed. Campinas: Papirus, 2010.

DUBAR, Claude. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Tradução Andréa Stahel da Silva. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário da língua portuguesa. 5. ed. Curitiba: Positivo, 2010.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de história oral. 5. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 11. ed. São Paulo (SP): Hucitec, 2008.

PIMENTA, Selma Garrido. (Org.). Formação de professores: identidade e saberes da docência: In: PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2009.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo. Docência no ensino superior. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

PROFESSORA ALICE. Narrativa. Uberaba (Minas Gerais), 16 jun. 2015.

PROFESSOR ARTHUR. Narrativa. Uberaba (Minas Gerais), 25 jun. 2015.

PROFESSOR DAVID. Narrativa. Uberaba (Minas Gerais), 17 jun. 2015.

PROFESSOR MIGUEL. Narrativa. Uberaba (Minas Gerais), 28 jun. 2015.

PROFESSORA SOPHIA. Narrativa. Uberaba (Minas Gerais), 23 jun. 2015.

ROLDÃO, Maria do Céu Neves. Profissionalidade docente em análise: especificidades do ensino superior e não superior. Nuances: estudos sobre educação. Presidente Prudente/São Paulo: v. 12, n. 13, p.105-126, jan./dez. 2005.

Publicado

12-04-2018

Como Citar

Pereira, D. C., & Costa, V. G. da. (2018). Dualidade e ambivalência da identidade docente de bacharéis que atuam em cursos de licenciaturas. Revista Educação Em Questão, 56(47), 174–199. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n47ID14003

Edição

Seção

Artigos