A formação de professores da educação profissional como objeto de estudo dos Programas de Pós-Graduação no Brasil

Autores

  • Marilandi Maria Mascarello Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão.
  • Maria Cristina Pansera de Araújo Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Josimar de Aparecido Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Sertão.

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n49ID14320

Palavras-chave:

Educação profissional, Formação de professores, Meta-análise, Cursos técnicos

Resumo

Este artigo apresenta pesquisa meta-analítica sobre formação de professores para a educação profissional (EP) no qual inventariamos os trabalhos apresentados aos programas de Pós-Graduação no período de 2010 a 2017. Trata-se de pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico e documental e o corpus foi constituído de 56 trabalhos. A análise de dados toma como referência Bardin (2002) e foram delineadas três categorias: características gerais da produção; temáticas investigadas e referencial teórico; percurso metodológico. Os resultados indicam acentuado crescimento de pesquisas sobre o tema; as temáticas recorrentes foram: a) processo de constituição da docência/saberes docentes na EP; b) políticas de formação dos seus professores; c) análise de programas ou cursos de formação de professores; d) relação entre formação e trabalho docente. O percurso metodológico caracteriza-se como pesquisas qualitativas, predominantemente de campo e bibliográficas. O lócus foi os Institutos Federais de Educação e o instrumento mais utilizado foi a entrevista com professores que atuam na EP.

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Biografia do Autor

Marilandi Maria Mascarello Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão.

Mestre em Educação e Mestre em Direito. Doutora em Educação nas Ciências. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Sertão.

Maria Cristina Pansera de Araújo, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutora em Genética e Biologia Molecular – UFRGS. Professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências - UNIJUI - RS

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Sertão.

Doutor em Educação. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Sertão.

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Publicado

17-10-2018

Como Citar

Vieira, M. M. M., Araújo, M. C. P. de, & Vieira, J. de A. (2018). A formação de professores da educação profissional como objeto de estudo dos Programas de Pós-Graduação no Brasil. Revista Educação Em Questão, 56(49). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n49ID14320

Edição

Seção

Artigos