A formação de professores da educação profissional como objeto de estudo dos Programas de Pós-Graduação no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n49ID14320Palavras-chave:
Educação profissional, Formação de professores, Meta-análise, Cursos técnicosResumo
Este artigo apresenta pesquisa meta-analítica sobre formação de professores para a educação profissional (EP) no qual inventariamos os trabalhos apresentados aos programas de Pós-Graduação no período de 2010 a 2017. Trata-se de pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico e documental e o corpus foi constituído de 56 trabalhos. A análise de dados toma como referência Bardin (2002) e foram delineadas três categorias: características gerais da produção; temáticas investigadas e referencial teórico; percurso metodológico. Os resultados indicam acentuado crescimento de pesquisas sobre o tema; as temáticas recorrentes foram: a) processo de constituição da docência/saberes docentes na EP; b) políticas de formação dos seus professores; c) análise de programas ou cursos de formação de professores; d) relação entre formação e trabalho docente. O percurso metodológico caracteriza-se como pesquisas qualitativas, predominantemente de campo e bibliográficas. O lócus foi os Institutos Federais de Educação e o instrumento mais utilizado foi a entrevista com professores que atuam na EP.
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