Tecnologias móveis e relações interpessoais:

reflexões sobre comportamento e aprendizagem

Autores

  • Magnus Guerreiro Thomazini Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Programa de Mestrado Profissional em Educação.
  • Elias Estevão Goulart Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Programa de Mestrado Profissional em Educação.

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n49ID14464

Palavras-chave:

Educação, Tecnologias digitais móveis, Emoções, Aprendizagem

Resumo

As emoções fazem parte inerente da natureza e das relações humanas e sociais. Os processos educativos são influenciados pelas emoções dos estudantes que determinam seus comportamentos e possibilidades de aprendizagem. As tecnologias digitais móveis estão presentes no cotidiano dos estudantes e exercem influência na sua atenção, comportamento e relacionamentos, inclusive com conotações negativas pela priorização das interações virtuais em detrimento das presenciais. O estudo de natureza exploratória, com abordagem quali-quantitativa, visa identificar os fatores prevalentes na importância das tecnologias para estudantes, e compreender seu significado e presença na vida dos alunos. Foram entrevistados 150 alunos da série final do ensino fundamental, de duas escolas municipais do município de São Caetano do Sul. A pesquisa analisou relacionamentos interpessoais desses alunos, a relação com a aprendizagem no contexto escolar e a importante presença das mídias digitais na rotina deles. Como resultado, foi elaborada uma Matriz de Referência de Orientação Emocional.

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Publicado

17-10-2018

Como Citar

Thomazini, M. G., & Goulart, E. E. (2018). Tecnologias móveis e relações interpessoais:: reflexões sobre comportamento e aprendizagem. Revista Educação Em Questão, 56(49). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n49ID14464

Edição

Seção

Artigos