A charge sob a ordem do discurso pedagógico:

achados enunciativos no cenário da Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n48ID15172

Palavras-chave:

Discurso, Charge, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

Este artigo, resultante de uma dissertação de Mestrado, analisa o discurso sobre o uso pedagógico da charge na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A o considerar esse gênero textual como um acontecimento discursivo, a pesquisa realiza uma análise descritiva das singularidades dos discursos, materializados em produções acadêmicas, que anunciam e recorrem à charge como estratégia relacionada à formação dos sujeitos da EJA. Para tanto, utiliza-se como ferramenta a Análise Arqueológica do Discurso de Michel Foucault (2012). Em suma, concluiu-se que, nesse cenário, o professor aparece em uma posição de sujeito mediador, e o aluno da EJA, como um sujeito construtor e autônomo no trabalho pedagógico. O uso pedagógico da charge, como modalidade de leitura, promove uma relação triádica, em que se inserem o sujeito, o texto e a realidade, o que possibilita um processo de reflexão, problematização, levantamento de conhecimentos prévios, compreensão, interpretação, criticidade e diálogo.

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Biografia do Autor

Raissa Regina Silva Coutinho, Universidade Federal da Paraíba

Marta Maria de Araújo, Coordenadora do Grupo de Pesquisa | Estudos Histórico Educacionais, Editora responsável pela Revista Educação em Questão

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Publicado

17-07-2018

Como Citar

Coutinho, R. R. S., & Carlos, E. J. (2018). A charge sob a ordem do discurso pedagógico:: achados enunciativos no cenário da Educação de Jovens e Adultos. Revista Educação Em Questão, 56(48). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n48ID15172

Edição

Seção

Artigos