O PIBID e a formação dos estudantes bolsistas da licenciatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n48ID15176

Palavras-chave:

Formação de professores, PIBID, Formação inicial

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar de que maneira as orientações do PIBID têm sido desenvolvidas e percebidas por diferentes sujeitos na formação dos estudantes da licenciatura, bolsistas de iniciação à docência. Para a construção dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 48 bolsistas e dezessete professores (supervisores, colaboradores e coordenadores) envolvidos em quatro subprojetos do PIBID de uma universidade pública brasileira entre os anos de 2013 e 2014. Para a análise desses dados, foram utilizadas as técnicas de triangulação e categorização de dados. Entre outros aspectos, os resultados mostram que o Programa tem contribuído para a aprendizagem profissional dos estudantes, proporcionando-lhes a articulação entre os conhecimentos acadêmicos e os conhecimentos da experiência prática observada em seu contato com as escolas. Todavia, alguns aspectos indicados como limitantes, bem como a diferenciação que os professores e estudantes fazem entre o estágio curricular e o PIBID na formação inicial, também são analisados.

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Publicado

17-07-2018

Como Citar

Deimling, N. N. M., & Reali, A. M. de M. R. (2018). O PIBID e a formação dos estudantes bolsistas da licenciatura. Revista Educação Em Questão, 56(48). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n48ID15176

Edição

Seção

Artigos