Paulo Freire na América Latina e nos Estados Unidos:
cátedras e grupos de pesquisas
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n48ID15177Palavras-chave:
Paulo Freire, Cátedras e Grupos de Pesquisas, América Latina e Estados UnidosResumo
O objetivo deste artigo é apresentar o mapeamento de Institutos, Cátedras, Grupos de pesquisas, com aportes freireanos, na América Latina e nos Estados Unidos, visando identificar que atividades acadêmicas realizam e como se constituem em legado da educação de Paulo Freire. Este estudo é recorte de uma pesquisa empírica, de abordagem qualitativa, sobre a presença de Paulo Freire no contexto educacional da América Latina e nos Estados Unidos, concluída, em 2016, e financiada pelo CNPq. Para este artigo, alguns dados foram atualizados em 2017.Os procedimentos utilizados na pesquisa foram: revisão bibliográfica, pesquisas on-line, visita a universidades via website, contactos via email e entrevista aberta com professores freireanos, participação em eventos, com registro sobre as Cátedras Paulo Freire. Na sistematização dos dados, foram utilizados: quadros com o uso da tabela excel e, para a análise, foram criadas categorias temáticas.
Downloads
Referências
FREIRE, Paulo. Prefácio da Edição em Língua Inglesa de Paulo Freire: A Critical Encounter. In: MACLAREN, Peter; LEONARD, Peter; GADOTTI, Moacir (organizadores). Paulo Freire: poder, desejo e memórias da libertação. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
FREIRE, Paulo. Política e educação. 5. Ed. São Paulo: Cortez, 1993
GADOTTI, Moacir (Org.). Paulo Freire: uma biobibliografia. São Paulo: Cortez, 1996.
GIROUX, Henry. Paulo Freire e a Política do Pós-Colonialismo. In: MACLAREN, Peter; LEONARD, Peter; GADOTTI, Moacir (organizadores). Paulo Freire: poder, desejo e memórias da libertação. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
MAcLAREN, Peter. Paulo Freire é o mais importante educador crítico lido nos EUA. Revista do Instituto Humanitas Unisinos On line, v. 7, n. 223, jun. 2007. Disponível em: http://www.ihuonline.unisinos.br. Acesso em: 14 ago. 2013.
MACLAREN, Peter. Uma pedagogia da possibilidade: reflexões sobre a política educacional de Paulo Freire. In: Memorian Paulo Freire. In: FREIRE, Ana Maria Araújo (Org.); OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; MACHADO, Roberto (Col.) A Pedagogia da Libertação em Paulo Freire. São Paulo: UNESP, 2001.
MAFRA, Jason; GADOTTI, Moacir. UNIFREIRE: Universitas Paulo Freire (Comunidades freirianas no mundo). São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2005. Disponível em: www.paulofreire.org. Acesso em: 2 jun. 2014.
OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; MOTA NETO, João Colares. A construção de categorias de análise na pesquisa em educação. In: Abordagens teóricas e construções metodológicas na pesquisa em educação. Belém: EDUEPA, 2011.
NÓVOA, António. Paulo Freire (1921-1997): a “inteireza” de um pedagogo utópico. In: APPLE, Michael W; NÓVOA, António (Org.) Paulo Freire: política e pedagogia. Portugal: Porto Editora, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.