Paulo Freire na América Latina e nos Estados Unidos:

cátedras e grupos de pesquisas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n48ID15177

Palavras-chave:

Paulo Freire, Cátedras e Grupos de Pesquisas, América Latina e Estados Unidos

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o mapeamento de Institutos, Cátedras, Grupos de pesquisas, com aportes freireanos, na América Latina e nos Estados Unidos, visando identificar que atividades acadêmicas realizam e como se constituem em legado da educação de Paulo Freire. Este estudo é recorte de uma pesquisa empírica, de abordagem qualitativa, sobre a presença de Paulo Freire no contexto educacional da América Latina e nos Estados Unidos, concluída, em 2016, e financiada pelo CNPq. Para este artigo, alguns dados foram atualizados em 2017.Os procedimentos utilizados na pesquisa foram: revisão bibliográfica, pesquisas on-line, visita a universidades via website, contactos via email e entrevista aberta com professores freireanos, participação em eventos, com registro sobre as Cátedras Paulo Freire. Na sistematização dos dados, foram utilizados: quadros com o uso da tabela excel e, para a análise, foram criadas categorias temáticas.

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Referências

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Publicado

17-07-2018

Como Citar

Oliveira, I. A. de, & Santos, T. R. L. dos. (2018). Paulo Freire na América Latina e nos Estados Unidos:: cátedras e grupos de pesquisas. Revista Educação Em Questão, 56(48). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n48ID15177

Edição

Seção

Artigos