A queixa escolar em um CAPSi de Salvador-Bahia:

uma análise a partir da psicologia escolar crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n48ID15178

Palavras-chave:

Fracasso escolar, Medicalização, Psicologia escolar

Resumo

O presente trabalho objetiva analisar de que maneira as queixas escolares são entendidas e atendidas em um Centro de Atenção Psicossocial de Salvador-Bahia, considerando suas relações com o fracasso escolar e a medicalização da educação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa e quantitativa de fundamentação etnográfica em um CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil) de Salvador-Bahia, utilizando como recursos metodológicos análise de prontuários, observação participante e entrevista com profissionais. O referencial teórico adotado foi a Psicologia escolar e educacional em uma perspectiva crítica. Os resultados apontaram que a queixa escolar estava presente em 55% dos pacientes atendidos. Foi encontrado que a maneira predominante de entendimento e atendimento da mesma partiu de uma perspectiva individualizante e medicalizante, advinda de um modelo clínico tradicional. Conclui-se com a necessidade de aprofundar o debate da temática do fracasso escolar e da medicalização da educação e da pobreza na formação básica e continuada de profissionais da área de saúde.

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Publicado

17-07-2018

Como Citar

Freire, K. do E. S., & Viégas, L. de S. (2018). A queixa escolar em um CAPSi de Salvador-Bahia:: uma análise a partir da psicologia escolar crítica. Revista Educação Em Questão, 56(48). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n48ID15178

Edição

Seção

Artigos