Caminhos e descaminhos de uma prática curricular numa escola do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n48ID15182

Palavras-chave:

Educação do campo, Currículo escolar, Saberes e experiências

Resumo

Artigo que apresenta uma reflexão a partir de investigação realizada numa escola situada na comunidade pesqueira de Barreiras, em Macau, município do Rio Grande do Norte, onde se instituiu um Grupo de Trabalho (GT) para discutir e definir um Projeto Político Pedagógico (PPP). Tem como objetivo analisar as dificuldades do GT em articular os saberes e as experiências emanadas do processo de conquista da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão (RDSEPT), pelas comunidades locais, na proposta curricular da escola. Metodologicamente incorporou elementos da Pesquisa Colaborativa (IBIAPINA, 2008), pactuando-se entre os sujeitos entrevistas e sessões reflexivas coletivas, que se constituíram em espaços de reflexão e de autoformação, bem como a observação participante, pela qual percebeu-se dificuldades decorrentes da rotatividade do quadro docente e de seus professores se manterem aferrados a práticas curriculares reféns do livro didático.

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Publicado

17-07-2018

Como Citar

Azevêdo, A. A. de, & Andrade, Íris C. de. (2018). Caminhos e descaminhos de uma prática curricular numa escola do campo. Revista Educação Em Questão, 56(48). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n48ID15182

Edição

Seção

Artigos