Análise da utilização das tecnologias digitais por diretores escolares e professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n52ID15905

Palavras-chave:

Diretores escolares. Professores. Utilização educativa das tecnologias.

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de um estudo desenvolvido em torno da utilização das tecnologias digitais em contexto escolar, em particular, por parte de diretores escolares e professores do ensino básico e secundário Português. Procurou-se, deste modo, analisar os índices de utilização das tecnologias digitais e os níveis de proficiência na utilização das mesmas apresentados pelos diretores e pelos professores nas suas práticas. Organizado com base numa abordagem metodológica de cariz quantitativo, e assumindo uma natureza descritiva e exploratória, o estudo envolveu a recolha de dados junto de 133 diretores escolares e 1908 professores através da aplicação de três escalas self-report. Os resultados reportaram que os diretores escolares apresentam índices médios favoráveis de autoeficácia e de utilização das tecnologias nas suas práticas profissionais. Evidenciaram, igualmente, níveis elevados de utilização das tecnologias por parte dos professores. A análise, cruzando os resultados dos diretores com os dos professores, permitiu agrupar as escolas com base em diferentes patamares considerando o nível de proficiência evidenciada pelos seus diretores e detetar que, no seio destas, a utilização das tecnologias evidenciada pelos seus professores se revela semelhante ao nível de proficiência revelado pelo respetivo diretor.

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Publicado

27-02-2019

Como Citar

Piedade, J., & Pedro, N. (2019). Análise da utilização das tecnologias digitais por diretores escolares e professores. Revista Educação Em Questão, 57(52). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n52ID15905

Edição

Seção

Artigos