Formação técnica integrada:
perfil e expectativas de estudantes em um curso de informática
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n52ID15979Palavras-chave:
Formação técnica integrada. Desenvolvimento humano e social. Perfil e expecta - tivas de estudantes. Pesquisa interdisciplinar.Resumo
Considerando a formação técnica integrada como modalidade, capaz de promover desenvolvimento humano e social, objetivamos discutir as relações entre o perfil e as expectativas de estudantes e as propostas de um Curso Técnico Integrado em Informática, de um campus do Instituto Federal. Para isso, utilizamos as abordagens qualitativa e quantitativa (RAMOS, 2013; CRESWELL, 2007; 2018) com questionários, registros acadêmicos e documentos institucionais como instrumentos. Para as análises, pautamos nossos estudos na Teoria da Complexidade (MORIN, 1991, 2005) e no Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2009; 2008; BULEA, 2010) na identificação de conteúdo temático mobilizado nas representações dos estudantes nas respostas ao questionário. Os resultados parciais deste estudo apontam para uma maior compreensão das possíveis relações entre o perfil e as expectativas dos estudantes, assim como entre estes e as propostas do contexto de formação investigado, possibilitando um debate social acerca dessa formação e suas possíveis contribuições sobre o desenvolvimento social e humano.
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Referências
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ESTUDANTE 55. Questionário. Goioerê (Paraná), 16 nov. 2017.
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ESTUDANTE 57. Questionário. Goioerê (Paraná), 16 nov. 2017.
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ESTUDANTE 67. Questionário. Goioerê (Paraná), 16 nov. 2017.
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