Formação técnica integrada:

perfil e expectativas de estudantes em um curso de informática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n52ID15979

Palavras-chave:

Formação técnica integrada. Desenvolvimento humano e social. Perfil e expecta - tivas de estudantes. Pesquisa interdisciplinar.

Resumo

Considerando a formação técnica integrada como modalidade, capaz de promover desenvolvimento humano e social, objetivamos discutir as relações entre o perfil e as expectativas de estudantes e as propostas de um Curso Técnico Integrado em Informática, de um campus do Instituto Federal. Para isso, utilizamos as abordagens qualitativa e quantitativa (RAMOS, 2013; CRESWELL, 2007; 2018) com questionários, registros acadêmicos e documentos institucionais como instrumentos. Para as análises, pautamos nossos estudos na Teoria da Complexidade (MORIN, 1991, 2005) e no Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2009; 2008; BULEA, 2010) na identificação de conteúdo temático mobilizado nas representações dos estudantes nas respostas ao questionário. Os resultados parciais deste estudo apontam para uma maior compreensão das possíveis relações entre o perfil e as expectativas dos estudantes, assim como entre estes e as propostas do contexto de formação investigado, possibilitando um debate social acerca dessa formação e suas possíveis contribuições sobre o desenvolvimento social e humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o §2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm>. Acesso em: 30 out. 2017.

BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 30 out. 2017.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm> Acesso em: 19 fev. 2018.

BRONCKART, Jean-Paul. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Tradução Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matencio. Campinas: Mercado de Letras, 2008.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Tradução Anna Rachel Machado. São Paulo: Educ, 2009.

BULEA, Ecaterina. Linguagem e efeitos desenvolvimentais da interpretação da atividade. Tradução Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin, Lena Lúcia Espínola Rodrigues Figueirêdo. Campinas: Mercado de Letras, 2010.

CRESWELL, Jhon W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução Luciana de Oliveira da Rocha. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

CRESWELL, John W.; CLARK, Vicki L. Plano. Designing and conducting mixed methods research. 3rd ed. Thousand Oaks, CA: SagePublications, Inc., 2018.

ESTUDANTE 7. Questionário. Goioerê (Paraná), 17 nov. 2017.

ESTUDANTE 21. Questionário. Goioerê (Paraná), 17 nov. 2017.

ESTUDANTE 34. Questionário. Goioerê (Paraná), 17 nov. 2017.

ESTUDANTE 46. Questionário. Goioerê (Paraná), 16 nov. 2017.

ESTUDANTE 55. Questionário. Goioerê (Paraná), 16 nov. 2017.

ESTUDANTE 56. Questionário. Goioerê (Paraná), 16 nov. 2017.

ESTUDANTE 57. Questionário. Goioerê (Paraná), 16 nov. 2017.

ESTUDANTE 66. Questionário. Goioerê (Paraná), 16 nov. 2017.

ESTUDANTE 67. Questionário. Goioerê (Paraná), 16 nov. 2017.

ESTUDANTE 71. Questionário. Goioerê (Paraná), 16 nov. 2017.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Org.). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2012.

FURTADO, Celso. Cultura e desenvolvimento em época de crise. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.

GIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.

GONÇALVES, Adair Vieira; SILVA, Wagner Rodrigues; GÓIS, Marcos Lúcio de Sousa. (Org.). Visibilizar a linguística aplicada: abordagens teóricas e metodológicas. Campinas: Pontes Editores, 2014.

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ. Campus Avançado Goioerê. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio Turma 2016. Goioerê, 2016. Disponível em: <http://goioere.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2017/05/PPC-inform%C3%A1tica-integrado-2016.pdf>. Acesso em: 30 jun. 2017.

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ. O instituto. Disponível em: <http://reitoria.ifpr.edu.br/menu-institucional/institucional/>. Acesso em: 17 jul. 2017.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Textos sobre educação e ensino. Tradução Rubens Eduardo Frias. 4. ed. São Paulo: Centauro, 2004.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 6 de 20 de setembro de 2012. Define diretrizes curriculares nacionais para a educação profissional técnica de nível médio. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11663-rceb006-12-pdf&category_slug=setembro-2012-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 11 dez. 2017.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Tradução Dulce Matos. Lisboa: Instituto Piaget, 1991.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Tradução Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

RAMOS, Marília Patta.Métodos quantitativos e pesquisa em ciências sociais: lógica e utilidade do uso da quantificação nas explicações dos fenômenos sociais. Mediações, v. 18, n. 1, p. 55-65, jan./jun. 2013. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/16807/13379>. Acesso em: 19 nov. 2018.

SCHULTZ, Theodore Willian. O capital humano: investimentos em educação e pesquisa. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.

SURVEYMONKEY. Plataforma para criação e envio de questionários. Disponível em: <https://pt.surveymonkey.com/mp/take-a-tour/?ut_source=header> Acesso em: 5 dez. 2017.

VIGOTSKY, Lev Semenovich. Psicologia pedagógica. Tradução e introdução Paulo Bezerra. 3. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

Publicado

28-02-2019

Como Citar

Martins Ferreira de Souza, E., & Rodrigues Tognato, M. I. (2019). Formação técnica integrada:: perfil e expectativas de estudantes em um curso de informática. Revista Educação Em Questão, 57(52). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n52ID15979

Edição

Seção

Artigos