Compreensão e planejamento do ensino de ortografia por professores do 2º ciclo do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n51ID16161

Palavras-chave:

Metas de ensino. Norma ortográfica. Língua portuguesa. Planejamento.

Resumo

O objetivo desse estudo é o de identificar o modo que os professores do 2º ciclo do ensino fundamental compreendem e constroem metas para o ensino da ortografia, enfocando, especificamente, o trabalho com as relações letra-som da Norma Ortográfica da Língua Portuguesa. Tomamos como referência a classificação da ortografia elaborada por Morais (1998). Segundo esse autor a Norma Ortográfica apresenta regularidades (diretas, contextuais e morfológicas) e irregularidades em sua relação letra-som. Participaram dessa pesquisa 20 professores do 2º Ciclo de dois municípios da região metropolitana do Recife, sendo 10 professores de cada município (5 professores do 4º ano e 5 professores do 5º ano, de cada município). A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas.  Os resultados apontaram que 80% dos professores entrevistados não tratavam a ortografia como objeto específico de ensino, nesse sentido não havia um planejamento voltado para as especificidades da relação letra-som da norma ortográfica.

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Biografia do Autor

Lays Candido de Barros Andrade da Nobrega, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Mestre em Educação. 

Ana Claudia Rodrigues Gonçalves Pessoa, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Doutora em educação. Professora Associada ao Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco.

Jessica Albuquerque de Melo

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco

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Publicado

31-01-2019

Como Citar

da Nobrega, L. C. de B. A., Pessoa, A. C. R. G., & Melo, J. A. de. (2019). Compreensão e planejamento do ensino de ortografia por professores do 2º ciclo do ensino fundamental. Revista Educação Em Questão, 57(51). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n51ID16161

Edição

Seção

Artigos