Contribuições da pesquisa pós-qualitativa para o campo de estudo da educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54ID16995Palavras-chave:
Pós-crítico. Novo materialismo. Pós-humano. Epistemologias ecológicas.Resumo
O manuscrito apresenta um ensaio teórico que objetiva investigar aproximações teórico-metodológicas entre a investigação pós-qualitativa e a educação ambiental. Foram analisados 18 artigos que tomam por base a investigação pós-qualitativa, os quais foram selecionados em três fontes: 1-) base de dados ERIC - Education Resources Information Center, 2-) edição especial do periódico International Journal of Qualitative Studies in Education e 3-) referências de textos encontrados nesses artigos. A partir da análise desses estudos, identificou-se oito aspectos que se configuram como paralelos às reflexões e preocupações no campo de pesquisa da educação ambiental, sendo eles: materialização do discurso, virada ontológica, superação da dicotomia sujeito~objeto, postura ideológica na pesquisa, ontologia plana, representação dos dados coletados e analisados e reflexões e inovações teórico-metodológicos. O manuscrito conclui que, dependendo da questão de pesquisa, há possibilidades de apropriação da pesquisa pós-qualitativa no campo da educação ambiental.
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