Contribuições da pesquisa pós-qualitativa para o campo de estudo da educação ambiental

Autores

  • Valéria Ghisloti Iared Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54ID16995

Palavras-chave:

Pós-crítico. Novo materialismo. Pós-humano. Epistemologias ecológicas.

Resumo

O manuscrito apresenta um ensaio teórico que objetiva investigar aproximações teórico-metodológicas entre a investigação pós-qualitativa e a educação ambiental. Foram analisados 18 artigos que tomam por base a investigação pós-qualitativa, os quais foram selecionados em três fontes: 1-) base de dados ERIC - Education Resources Information Center, 2-) edição especial do periódico International Journal of Qualitative Studies in Education e 3-) referências de textos encontrados nesses artigos. A partir da análise desses estudos, identificou-se oito aspectos que se configuram como paralelos às reflexões e preocupações no campo de pesquisa da educação ambiental, sendo eles: materialização do discurso, virada ontológica, superação da dicotomia sujeito~objeto, postura ideológica na pesquisa, ontologia plana, representação dos dados coletados e analisados e reflexões e inovações teórico-metodológicos. O manuscrito conclui que, dependendo da questão de pesquisa, há possibilidades de apropriação da pesquisa pós-qualitativa no campo da educação ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRAM, David. The spell of the sensuous: perception and language in a more-than-human world. New York, NY: Pantheon, 1996.

BARAD, Karen. Meeting the Universe Halfway: Quantum Physics and the Entanglement of Matter and Meaning. Durham: Duke University Press, 2007.

BARRET, M. J. Doing animist research in academia: a methodological framework. Canadian Journal of Environmental Education, v.16, p. 123-141, 2011.

BEKOFF, Marc. (Ed) Ignoring nature no more: the case for compassionate conservation. Chicago & London: The University of Chicago Press, 2013.

BLAUTH, Patrícia; LEME, Patrícia Cristina Silva; SUDAN, Daniela Cássia.Mitos populares pró-lixo. In: CINQUETTI, Heloisa; LOGAREZZI, Amadeu (Org.). Consumo e resíduo: fundamentos para o trabalho educativo. São Carlos: EDUFSCar, 2006.

BOFF, Leonardo. A Carta da Terra. Valores e princípios para um futuro sustentável. Petrópolis: Edição do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis, Ministério do Meio Ambiente e Itaipu Binacional, 2004.

BOULTON-FUNKE, Adrienne. Narrative form and Yam Lau’s room: the encounter in arts based research. International Journal of Education & the Arts, v. 15, n. 17, p.1-17, 2014.

BRAIDOTTI, Rosi. The posthuman. Malden, MA: Polity Press, 2013.

CARSON, Rachel. Silent Spring. Houghton Mifflin: Mariner Books, 2002.

CARVALHO, Isabel; GRÜN, Mauro; AVANZI, Maria Rita. Paisagens da compreensão: contribuições da hermenêutica e da fenomenologia para uma epistemologia da educação ambiental. Cadernos CEDES, Campinas, v. 77, p. 99-115, 2012.

CLOUGH, Patricia; HALLEY, Jean (Eds). The affective turn: theorizing the social. Durham, Duke University Press, 2007.

COOLE, Diana; FROST, Samantha (Eds). New materialisms: ontology, agency, and politics. Durham/ NC: Duke University Press, 2010.

DAVIES, Bronwyn; SCHAUWER, Elisabeth De;CLAES, Lien; MUNCK, Katrien De;PUTTE, Inge Van De; VERSTICHELE, Meggie. Recognition and difference: a collective biography. International Journal of Qualitative Studies in Education, v. 26, n. 6, p. 680-691, 2013.

DEBONI, Fabio. Debatendo alguns mitos e chavões da educação ambiental (EA) brasileira. 2006. Disponível em: <http://www.adital.com.br>. Acesso em: 27 abr. 2010.

DUSSEL, Enrique. Ética da libertação na idade da globalização e da exclusão. Petrópolis: Vozes, 2000.

FAY, Brian. Critical social science, Ithaca, NY: Cornell University Press, 1987.

FERRY, Luc. A nova ordem ecológica: a árvore, o animal e o homem. Tradução RejaneJanowitzer. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.

FLOWERS, Michelle, LIPSETT, Lisa, BARRETT, M. J. Animism, Creativity, and a Tree: Shifting into Nature Connection through Attention to Subtle Energies and Contemplative Art Practice. Canadian Journal of Environmental Education, v. 19, p. 111-126, 2014.

FOX, Nick; ALLDRED, Pam. Mixed methods, materialism and the micropolitics of the research-assemblage. International Journal of social research methodology, v. 21, n. 2, p. 191-294, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GILDERSLEEVE, Ryan Evely.Making and becoming in the undocumented student policy regime:a post-qualitative [discourse] analysis of US immigration and higher education policy. Education Policy Analysis Archives, v. 25, n. 31, p.1-15, 2017.

GREENE, Jennifer Caroline.On rhizomes, lines of flight, mangles, and other assemblages. International Journal of Qualitative Studies in Education, v. 26, n. 6, p. 749-758, 2013.

GRÜN, Mauro. Ética e educação ambiental: a conexão necessária. Campinas: Papirus, 2012.

HART, Paul. Preconceptions and positionings: can we see ourselves within our own terrain? In: STEVENSON, Robert; BRODY, Michael; DILLON, Justin;WALS, Arjen. International Handbook of Research on Environmental Education. New York: Routledge Publishers, 2013.

HART, Paul. Transitions in thought and practice: links, divergences, and contradictions in post-critical inquiry. Environmental Education Research, v. 11, n. 4, p. 391-400, 2005.

HENNING, Clarissa; GARRE, Bárbara. H.; HENNING, Paula Côrrea. Discursos da educação ambiental na mídia: uma estratégia de controle social em operação. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 25, p. 243-252, 2010.

IARED, Valéria Ghisloti, OLIVEIRA, Haydée Torres; PAYNE, Phillip. The aesthetic experience of nature and hermeneutic phenomenology. The Journal of Environmental Education, v. 47, n. 3. p .191-201, 2016.

IARED, Valéria Ghisloti, OLIVEIRA, Haydée Torres; REID, Alan. Aesthetic experiences in the Cerrado (Brazilian savanna): contributions to environmental education practice and research. Environmental Education Research, v. 23, n. 9, p. 1273-1290, 2017.

INGOLD, Timothy. The perception of the environment: essays on livelihood, dwelling and skill. London: UK: Routledge, 2000.

LATHER, Patti. To give good science: doing qualitative research in the afterward. Education Policy Analysis Archives, v. 22, n. 10, 2014.

LATHER, Patti. Methodology-21: what do we do in the afterward? International Journal of Qualitative Studies in Education, v. 26, n. 6, p. 634-645, 2013.

LATHER, Patti; St. PIERRE, Elizabeth Adams. Post-qualitative research. International Journal of qualitative studies in education, v. 26, n. 6, p.629-633, 2013.

LEOPOLD, Aldo. A sandy country almanac: and sketches here and there. Oxford: Oxford University Press, 1949.

MacLURE, Maggie. Researching without representation? Language and materiality in post-qualitative methodology. International Journal of Qualitative Studies in Education, v. 26, n. 6, p. 658-667, 2013.

MARTIN, Adrian; KAMBERELIS, George. Mapping not tracing: qualitative educational research with political teeth. International Journal of Qualitative Studies in Education, v. 26, n. 6, p. 668-679, 2013.

MAZZEI, Lisa. A voice without organs: interviewing in posthumanist research. International Journal of Qualitative Studies in Education, v. 26, n. 6, p. 732-740, 2013.

McKENZIE, Marcia. Affect theory and policy mobility: challenges and possibilities for critical policy research. Critical Studies in Education, v.58, n. 2, p.187-204, 2017.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O visível e o invisível. Tradução José ArthurGiannotti e Armando Mora d’Oliveira. São Paulo: Perspectiva, 1984.

MYERS, Gene. The significance of children and animals: Social Development and our connections to Other species. 2. ed. West Lafayette, Indiana: Purdue University Press, 2007.

PAYNE, Phillip. What next? Post-critical materialisms in environmental education. The Journal of Environmental Education, v. 47, n. 2, p.169-178, 2016.

PAYNE, Phillip. Vagabonding slowly: ecopedagogy, metaphors, figurations, and nomadic ethics. Canadian Journal of Environmental Education, v. 19, n. 1, p.47-69, 2014.

PADUA, José Augusto. Entrevista com José Augusto Pádua. Fronteiras: revista catarinense de história, v. 28, p. 113-119, 2016.

PEDERSEN, Helena. Follow the Judas sheep: materializing post-qualitative methodology in zooethnographic space. International Journal of Qualitative Studies in Education, v. 26, n. 6, p. 717-731, 2013.

PROKOP, Pavol; TUNNICLIFFE, Sue Dale. Effects of Having Pets at Home on Children’s Attitudes toward Popular and Unpopular Animals. Anthroos, v. 23, n. 1, p. 21-34, 2009.

RIO DE JANEIRO. Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global. Rio de Janeiro, jun. 1992.

RODRIGUES, Cae. O vagabonding como estratégia pedagógica para a “desconstrução fenomenológica” em programas experienciais de educação ambiental. Educação em Revista, Curitiba v. 31, n. 1, p. 303-327, 2015.

ROSIEK, Jerry Lee. Pragmatism and post-qualitative futures, International. Journal of Qualitative Studies in Education, v. 26, n. 6, p. 692-705, 2013.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos das desigualdades entre os homens. Tradução Paulo Neves, Porto Alegre: L&PM, 2008.

RUSSELL, Joshua. 'Everything has to die one day:'children’s explorations of the meanings of death in human-animal-nature relationships. Environmental Education Research, v. 23, n. 1, p. 75-90, 2016.

SHEETS-JOHNSTONE, Maxine. The primacy of movement. Amsterdam: John Benjamins, 1999.

St. PIERRE, Elizabeth Adams. Writing post qualitative inquiry. Qualitative Inquiry, Ahead of print, 2017.

St. PIERRE, Elizabeth Adams. A Brief and Personal History of Post Qualitative Research: Toward “Post Inquiry”. Journal of Curriculum Theorizing, v. 30, n. 2, 2014.

St. PIERRE, Elizabeth Adams. The posts continue: becoming. International Journal of Qualitative Studies in Education, v. 26, n. 6, p. 646-657, 2013.

St. PIERRE, Elizabeth Adams. Post qualitative research: The critique and the coming after. In: DENZIN, Norman.; LINCOLN, Yvonna (Eds.). Sage handbook of qualitative inquiry. 4. ed. Los Angeles, CA: Sage, 2011.

STEIL, Carlos Alberto; CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Epistemologias ecológicas: delimitando um conceito. Mana, v. 20, n. 1, p. 163-183, 2014.

TAGUCHI, Hillevi. Images of thinking in feminist materialisms: ontological divergences and the production of researcher subjectivities. International Journal of Qualitative Studies in Education, v. 26, n. 6, p. 706-716, 2013.

TAKAYAMA, Keita; AMAZAN, Rose; JONES, Tiffany. Thinking with/through the contradictions of social justice in teacher education: self-reflection on NETDS experience. Australian Journal of Teacher Education, v. 42, n. 4, 2017.

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Pesquisa-ação em educação ambiental. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 3, p. 155-170, 2008.

VALENTI, Mayla Willik; OLIVEIRA, Haydée Torres; LOGAREZZI, Amadeu José Montagnini. Exclusory and transformative dimensions of adult environmental education in two Brazilian protected areas. Environmental Education Research, v. 21, p. 1-12, 2015.

WASHINGTON, Haydn; TAYLOR, Bron; KOPNINA, Helen; CRYER, Paul; PICCOLO, John. Why ecocentrism is the key pathway to sustainability. The Ecological Citizen, v. 1, p. 35-41, 2017.

Publicado

29-11-2019

Como Citar

Iared, V. G. (2019). Contribuições da pesquisa pós-qualitativa para o campo de estudo da educação ambiental. Revista Educação Em Questão, 57(54). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54ID16995

Edição

Seção

Artigos