Quadrinhos, leitura e discurso da interdição em espaços oficiais de educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n53ID17033

Palavras-chave:

Análise do discurso. Quadrinhos. Discurso da interdição. Educação.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as estratégias linguístico-discursivas que legitimaram, em espaços oficiais de educação, a interdição dos quadrinhos como uma prática de leitura. Para tanto, foi selecionado um capítulo do livro “Literatura Infanto-Juvenil”, publicado no ano de 1969, para compor o corpus da pesquisa resultante deste artigo. Tal obra fez parte da “Coleção Didática do Brasil”, cujos objetivos eram difundir e, de algum modo, prescrever princípios e práticas relativos a diversos temas que envolvessem a educação. De posse desse corpus, orientamo-nos pelas contribuições advindas da análise do discurso de linha francesa, sobretudo tendo como exponentes os estudos de Michel Pêcheux (2009 e 2015) acerca de memória e discurso. Guia-nos, neste artigo, a seguinte questão de pesquisa: quais estratégias linguístico-discursivas articulam leitura, quadrinhos e sanção? Finalmente, encontramos as análises que demonstram as seguintes estratégias linguístico-discursivas, com vistas à interdição dos quadrinhos: memória, interdiscurso, argumentação por autoridade, discurso científico e discurso oficial.

 

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Biografia do Autor

Felipe de Souza Costa, Universidade de São Paulo

Doutorando em Educação na Faculdade de Educação da USP (FE-USP). Mestre em Letras pela Universidade Federal de São Paulo (2016). Licenciado em Letras (UMC) e em Pedagogia (UNINOVE). Especialista em Estudos da Linguagem (UMC) e em Ética, Valores e Cidadania na Escola (USP). Professor de Língua Portuguesa na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Atualmente, trabalha com formação de professores de Língua Portuguesa, currículo e produção de materiais didáticos na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Tem experiência com ensino de língua materna e estrangeiras (inglês e italiano), formação de professores e tutoria em EaD. Seus principais interesses são: análise do discurso, ensino e aprendizagem de línguas (materna e estrangeiras), currículo de Língua Portuguesa, produção e recepção de materiais didáticos, discurso jornalístico e ethos discursivo.

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Publicado

02-07-2019

Como Citar

Costa, F. de S. (2019). Quadrinhos, leitura e discurso da interdição em espaços oficiais de educação. Revista Educação Em Questão, 57(53). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n53ID17033

Edição

Seção

Artigos