Educação para a compreensão humana:

desenvolvimento da intersubjetividade a partir da complexidade

Palavras-chave: Compreensão humana, Complexidade, Aprendizagem, Educação superior

Resumo

O objetivo deste artigo é de proceder a uma reflexão sobre os conhecimentos e reformas estruturais que a educação para a compreensão humana implica no contexto universitário. Para atingir este propósito, se parte da pergunta geradora relacionada a: em que medida é possível ou não educar para a compreensão entre pessoas, a partir do diálogo, a empatia e um novo entendimento do papel da educação. O texto investiga por que uma educação deste tipo seria ou não necessária e pertinente para a sociedade. O artigo, metodologicamente desenvolvido como uma investigação documental, incorporou em seu marco analítico autores como Edgar Morin e Léa Camargos Anastasiou. O resultado da análise avalia que é possível uma educação para a compreensão humana com fundamentação em noções como a reforma do pensamento, a pedagogia 2.0, práticas pedagógicas integrativas, com ênfase no modelo educativo centrado na aprendizagem, no autoconhecimento e na educação permanente, desde uma perspectiva complexa e transdisciplinar.

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Biografia do Autor

Adriane Lorenzon, Multiversidad Mundo Real Edgar Morin

Dra. Michelle Vyoleta Romero Gallardo: Membro pós-doutora na Universidade Iberoamericana (México). Orientadora de tese doutoral na Multiversidad Mundo Real Edgar Morin (México). Doutora em Investigação em Ciências Sociais com menção em sociologia pela Flacso (México). Mestra em Estudos Políticos e Sociais e licenciada em Relações Internacionais pela UNAM (México). ORCID 0000-0002-7358-3644.

Mrta. Adriane Lorenzon: Doutoranda em Pensamento Complexo na Multiversidad Mundo Real Edgar Morin (México). Mestra em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade de Brasília (DF, Brasil). Especialista em Pensamento Complexo e Transdisciplina pela Multiversidad Mundo Real Edgar Morin (México). Bacharela em jornalismo pelo UniCEUB (DF, Brasil), e licenciada em Pedagogia pela UNIJUÍ (RS, Brasil). Docente no Instituto Iberoamericano en Educación y Complejidad Paulo Freire S.C. (México) e palestrante no Insituto Educar-se (Brasil). ORCID nº 0000-0002-5526-7816.

Michelle Romero Gallardo, Multiversidad Mundo Real Edgar Morin

Michelle Vyoleta Romero Gallardo. Postdoctoral fellow en la Universidad Iberoamericana (México). Doctora en Investigación en Ciencias Sociales con mención en sociología por Flacso México. Maestra en Estudios Políticos y Sociales por la UNAM, licenciatura en Relaciones Internacionales por la misma institución.

Docente y tutora de tesis en la Multiversidad Mundo Real Edgar Morin. 

Grupo de Investigación en Educación y Complejidad.

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Publicado
24-05-2019
Como Citar
Lorenzon, A., & Romero Gallardo, M. (2019). Educação para a compreensão humana:. Revista Educação Em Questão, 57(53). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n53ID17095
Seção
Artigos