Educación para la comprensión humana:
desarrollo de la intersubjetividad desde la complejidad
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n53ID17095Palavras-chave:
Compreensão humana. Complexidade. Aprendizagem. Educação superior.Resumo
O objetivo deste artigo é de proceder a uma reflexão sobre os conhecimentos e reformas estruturais que a educação para a compreensão humana implica no contexto universitário. Para atingir este propósito, se parte da pergunta geradora relacionada a: em que medida é possível ou não educar para a compreensão entre pessoas, a partir do diálogo, a empatia e um novo entendimento do papel da educação. O texto investiga por que uma educação deste tipo seria ou não necessária e pertinente para a sociedade. O artigo, metodologicamente desenvolvido como uma investigação documental, incorporou em seu marco analítico autores como Edgar Morin e Léa Camargos Anastasiou. O resultado da análise avalia que é possível uma educação para a compreensão humana com fundamentação em noções como a reforma do pensamento, a pedagogia 2.0, práticas pedagógicas integrativas, com ênfase no modelo educativo centrado na aprendizagem, no autoconhecimento e na educação permanente, desde uma perspectiva complexa e transdisciplinar.
Downloads
Referências
ANASTASIOU, Léa Camargos. Ensinar, aprender, apreender e processos de ensinagem. In: ANASTASIOU, Léa Camargos; ALVES, Leonir Pessate (Org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 7. ed. Joinville: Univille, 2007.
ANASTASIOU, Léa Camargos. Da visão de ciência à organização curricular. In: ANASTASIOU, Léa Camargos; ALVES, Leonir Pessate (Org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 7 ed. Joinville: Univille, 2007a.
CIURANA, Emilio Roger. Educación y desarrollo humano. Tabanque, Revista Pedagógica, Valladolid, n. 16, p. 9-18, 2001-2002. Disponible en: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=743582. Acceso en: 16 sept. 2018.
DEMO, Pedro. Aprendizagens e novas tecnologias. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Educação Física, Cristalina, v. 1, n. 1, p. 53-75, ago. 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. 23 reimp. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREITAS, Flaviane; VOLPATO, Rosangela. A compreensão complexa: necessidades e possibilidades na educação. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2015.
GALVANI, Pascal; PINEAU, Gastón. Experiências de vida e formação docente: religando os saberes. Um método reflexivo e dialógico. In: MORAES, Maria Cândida; ALMEIDA, Maria da Conceição de (Org.). Os sete saberes necessários à educação do presente: por uma educação transformadora. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.
LOAIZA, Ana; BEJARANO, Juliana; ARCILA, Sandra. Una apuesta por la comprensión humana en nuestros contextos educativos. 120 f. 2012. Disertación. (Maestría en Educación) ? Universidad Católica de Manizales, Manizales, 2012.
MORAES, Maria Cândida; BATALLOSO, Juan Miguel; ARNT, Rosamaria de Medeiros; ÉLLERY, Celina; FONSECA, Lucia Granjeiro da; CAVALCANTE, Ruth. Carta de Fortaleza. In: MORAES, Maria Cândida; ALMEIDA, Maria da Conceição de (Org.). Os sete saberes necessários à educação do presente: por uma educação transformadora. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.
MORIN, Edgar. El método 4: las ideas. Madrid: Ediciones Cátedra, 1992.
MORIN, Edgar. Los siete saberes necesarios para la educación del futuro. Traducción Mercedes Vallejo-Gómez. Paris: Unesco, 1999.
MORIN, Edgar. La cabeza bien puesta: repensar la reforma, reformar el pensamiento. Bases para una reforma educativa. Traducción Paula Mahler. 5 reimp. Buenos Aires: Nueva Visión, 2002.
MORIN, Edgar. El método 6: la ética. Traducción Ana Sánchez. Madrid: Ediciones Cátedra, 2006.
MORIN, Edgar. Enseñar a vivir: manifiesto para cambiar la educación. Traducción Ricardo Figueira. Buenos Aires: Nueva Visión, 2015.
MORIN, Edgar; GÓMEZ, Eduardo Domínguez; DÍAZ, Carlos Delgado (Org.). El octavo saber: diálogo con Edgar Morin. Ciudad de México: Multiversidad Mundo Real Edgar Morin, 2018.
NICOLESCU, Basarab. Transdisciplinariedad: manifiesto. Traducción Norma Nuñez-Dentin. Paris: Ediciones Du Rocher, 1994.
SCOTT, Cynthia. El futuro del aprendizaje (i): ¿Por qué deben cambiar el contenido y los métodos de aprendizaje en el siglo XXI? Investigación y prospectiva en educación. Documentos de Trabajo ERF, n. 13. Paris: UNESCO, 2015. Disponible en: http://unesdoc.unesco.org/images/0023/002348/234807S.pdf. Acceso en: 30 sept. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.