Educación para la comprensión humana:

desarrollo de la intersubjetividad desde la complejidad

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n53ID17095

Palavras-chave:

Compreensão humana. Complexidade. Aprendizagem. Educação superior.

Resumo

O objetivo deste artigo é de proceder a uma reflexão sobre os conhecimentos e reformas estruturais que a educação para a compreensão humana implica no contexto universitário. Para atingir este propósito, se parte da pergunta geradora relacionada a: em que medida é possível ou não educar para a compreensão entre pessoas, a partir do diálogo, a empatia e um novo entendimento do papel da educação. O texto investiga por que uma educação deste tipo seria ou não necessária e pertinente para a sociedade. O artigo, metodologicamente desenvolvido como uma investigação documental, incorporou em seu marco analítico autores como Edgar Morin e Léa Camargos Anastasiou. O resultado da análise avalia que é possível uma educação para a compreensão humana com fundamentação em noções como a reforma do pensamento, a pedagogia 2.0, práticas pedagógicas integrativas, com ênfase no modelo educativo centrado na aprendizagem, no autoconhecimento e na educação permanente, desde uma perspectiva complexa e transdisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriane Lorenzon, Multiversidad Mundo Real Edgar Morin

Dra. Michelle Vyoleta Romero Gallardo: Membro pós-doutora na Universidade Iberoamericana (México). Orientadora de tese doutoral na Multiversidad Mundo Real Edgar Morin (México). Doutora em Investigação em Ciências Sociais com menção em sociologia pela Flacso (México). Mestra em Estudos Políticos e Sociais e licenciada em Relações Internacionais pela UNAM (México). ORCID 0000-0002-7358-3644.

Mrta. Adriane Lorenzon: Doutoranda em Pensamento Complexo na Multiversidad Mundo Real Edgar Morin (México). Mestra em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade de Brasília (DF, Brasil). Especialista em Pensamento Complexo e Transdisciplina pela Multiversidad Mundo Real Edgar Morin (México). Bacharela em jornalismo pelo UniCEUB (DF, Brasil), e licenciada em Pedagogia pela UNIJUÍ (RS, Brasil). Docente no Instituto Iberoamericano en Educación y Complejidad Paulo Freire S.C. (México) e palestrante no Insituto Educar-se (Brasil). ORCID nº 0000-0002-5526-7816.

Michelle Romero Gallardo, Multiversidad Mundo Real Edgar Morin

Michelle Vyoleta Romero Gallardo. Postdoctoral fellow en la Universidad Iberoamericana (México). Doctora en Investigación en Ciencias Sociales con mención en sociología por Flacso México. Maestra en Estudios Políticos y Sociales por la UNAM, licenciatura en Relaciones Internacionales por la misma institución.

Docente y tutora de tesis en la Multiversidad Mundo Real Edgar Morin. 

Grupo de Investigación en Educación y Complejidad.

Referências

ANASTASIOU, Léa Camargos. Ensinar, aprender, apreender e processos de ensinagem. In: ANASTASIOU, Léa Camargos; ALVES, Leonir Pessate (Org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 7. ed. Joinville: Univille, 2007.

ANASTASIOU, Léa Camargos. Da visão de ciência à organização curricular. In: ANASTASIOU, Léa Camargos; ALVES, Leonir Pessate (Org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 7 ed. Joinville: Univille, 2007a.

CIURANA, Emilio Roger. Educación y desarrollo humano. Tabanque, Revista Pedagógica, Valladolid, n. 16, p. 9-18, 2001-2002. Disponible en: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=743582. Acceso en: 16 sept. 2018.

DEMO, Pedro. Aprendizagens e novas tecnologias. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Educação Física, Cristalina, v. 1, n. 1, p. 53-75, ago. 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. 23 reimp. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREITAS, Flaviane; VOLPATO, Rosangela. A compreensão complexa: necessidades e possibilidades na educação. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2015.

GALVANI, Pascal; PINEAU, Gastón. Experiências de vida e formação docente: religando os saberes. Um método reflexivo e dialógico. In: MORAES, Maria Cândida; ALMEIDA, Maria da Conceição de (Org.). Os sete saberes necessários à educação do presente: por uma educação transformadora. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.

LOAIZA, Ana; BEJARANO, Juliana; ARCILA, Sandra. Una apuesta por la comprensión humana en nuestros contextos educativos. 120 f. 2012. Disertación. (Maestría en Educación) ? Universidad Católica de Manizales, Manizales, 2012.

MORAES, Maria Cândida; BATALLOSO, Juan Miguel; ARNT, Rosamaria de Medeiros; ÉLLERY, Celina; FONSECA, Lucia Granjeiro da; CAVALCANTE, Ruth. Carta de Fortaleza. In: MORAES, Maria Cândida; ALMEIDA, Maria da Conceição de (Org.). Os sete saberes necessários à educação do presente: por uma educação transformadora. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.

MORIN, Edgar. El método 4: las ideas. Madrid: Ediciones Cátedra, 1992.

MORIN, Edgar. Los siete saberes necesarios para la educación del futuro. Traducción Mercedes Vallejo-Gómez. Paris: Unesco, 1999.

MORIN, Edgar. La cabeza bien puesta: repensar la reforma, reformar el pensamiento. Bases para una reforma educativa. Traducción Paula Mahler. 5 reimp. Buenos Aires: Nueva Visión, 2002.

MORIN, Edgar. El método 6: la ética. Traducción Ana Sánchez. Madrid: Ediciones Cátedra, 2006.

MORIN, Edgar. Enseñar a vivir: manifiesto para cambiar la educación. Traducción Ricardo Figueira. Buenos Aires: Nueva Visión, 2015.

MORIN, Edgar; GÓMEZ, Eduardo Domínguez; DÍAZ, Carlos Delgado (Org.). El octavo saber: diálogo con Edgar Morin. Ciudad de México: Multiversidad Mundo Real Edgar Morin, 2018.

NICOLESCU, Basarab. Transdisciplinariedad: manifiesto. Traducción Norma Nuñez-Dentin. Paris: Ediciones Du Rocher, 1994.

SCOTT, Cynthia. El futuro del aprendizaje (i): ¿Por qué deben cambiar el contenido y los métodos de aprendizaje en el siglo XXI? Investigación y prospectiva en educación. Documentos de Trabajo ERF, n. 13. Paris: UNESCO, 2015. Disponible en: http://unesdoc.unesco.org/images/0023/002348/234807S.pdf. Acceso en: 30 sept. 2018.

Publicado

24-05-2019

Como Citar

Lorenzon, A., & Romero Gallardo, M. (2019). Educación para la comprensión humana:: desarrollo de la intersubjetividad desde la complejidad. Revista Educação Em Questão, 57(53). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n53ID17095

Edição

Seção

Artigos