A Valorização Docente na (re)construção da Identidade dos Profissionais do Ensino Superior em Angola

Palavras-chave: Profissão Docente, (re)construção, Identidade e Valorização

Resumo

O presente artigo tem como finalidade refletir em torno da valorização docente, na (re)construção da identidade dos profissionais do Ensino Superior (ES). Sua elaboração desencadeou-se de uma abordagem qualitativa, inserida no paradigma interpretativo, fazendo alusão e análise do discurso dos autores e de conteúdo, articulados aos documentos normativos e estudos realizados por diversos investigadores sobre a temática em diferentes contextos educativos e sociais de modo geral, realidade dos docentes e vivência dos autores e no ES em Angola particularmente, enquanto campo da atuação de dois dos autores. O âmbito de análise foi de articular as orientações expressas nos documentos normativos e a importância que os diferentes autores atribuem a temática, contextualizada a realidade angolana. As conclusões rementem a compreensão da temática numa visão unilateral reforçando a necessidade valorizar profissionalmente os docentes a nível do ES em Angola.

 

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Publicado
07-02-2020
Como Citar
Cutatela, A. C., Maria de Jesus Paulo, A., & Alexandre da Fonseca Tinoca, L. (2020). A Valorização Docente na (re)construção da Identidade dos Profissionais do Ensino Superior em Angola . Revista Educação Em Questão, 58(55). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55ID18469
Seção
Artigos