A Valorização Docente na (re)construção da Identidade dos Profissionais do Ensino Superior em Angola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55ID18469

Palavras-chave:

Ensino Superior, Identidade, Profissão docente, (Re)construção, valorização

Resumo

O presente artigo tem como finalidade refletir em torno da valorização docente, na (re)construção da identidade dos profissionais do Ensino Superior (ES) em Angola. O estudo faz uso de uma abordagem qualitativa, inserida no paradigma interpretativo, recorrendo à análise de discurso e de conteúdo, articulada aos documentos normativos e estudos realizados por diversos investigadores sobre a temática em diferentes contextos educativos e sociais de modo geral, e na realidade dos docentes e vivência dos autores no Ensino Superior em Angola em particular, enquanto campo da atuação de dois dos autores. O objetivo principal do estudo é articular as orientações expressas nos documentos normativos e a importância que os diferentes autores atribuem a esta temática, com a análise da realidade angolana. As conclusões rementem para uma compreensão da temática a partir de uma visão unilateral reforçando a necessidade valorizar profissionalmente os docentes do Ensino Superior em Angola.

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Publicado

07-02-2020

Como Citar

Cutatela, A. C., Maria de Jesus Paulo, A. ., & Alexandre da Fonseca Tinoca, L. . (2020). A Valorização Docente na (re)construção da Identidade dos Profissionais do Ensino Superior em Angola . Revista Educação Em Questão, 58(55). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55ID18469

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Artigos