Organização e realização do trabalho docente
prescrições e ações para o planejamento didático
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55ID18822Palavras-chave:
Trabalho Docente. Ergonomia. Educação básica. Ensino Médio.Resumo
Este artigo propõe compreender como professores organizam e desenvolvem seu trabalho, diante das condições encontradas nos contextos reais. Parte da concepção da ergonomia para analisar o trabalho desenvolvido por professoras do Ensino Médio no contexto de uma escola pública. Mediante utilização de entrevista semiestruturada e observação de aulas, são descritos e analisados o tempo e espaço destinados ao planejamento docente. Foi possível evidenciar que o tempo destinado para planejamento é insuficiente, se considerarmos a diversidade de situações, de alunos e de turmas que as professoras atendem, e que elas não contam, na escola, com um ambiente que ofereça recursos e espaços adequados para tanto. Assim, essa ação costuma ser realizada na residência das professoras, ocupando parte considerável de seu período de descanso. Isso não parece ser registrado, nem considerado, nem contabilizado formalmente como trabalho. Portanto, o rótulo “horas de planejamento” acaba ocultando a variedade e a complexidade de ações que compõem o planejamento docente.
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