Organization and accomplishment of the teaching work
prescriptions and actions for the didactic planning
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55ID18822Keywords:
Trabalho Docente. Ergonomia. Educação básica. Ensino Médio.Abstract
Este artigo propõe compreender como professores organizam e desenvolvem seu trabalho, diante das condições encontradas nos contextos reais. Parte da concepção da ergonomia para analisar o trabalho desenvolvido por professoras do Ensino Médio no contexto de uma escola pública. Mediante utilização de entrevista semiestruturada e observação de aulas, são descritos e analisados o tempo e espaço destinados ao planejamento docente. Foi possível evidenciar que o tempo destinado para planejamento é insuficiente, se considerarmos a diversidade de situações, de alunos e de turmas que as professoras atendem, e que elas não contam, na escola, com um ambiente que ofereça recursos e espaços adequados para tanto. Assim, essa ação costuma ser realizada na residência das professoras, ocupando parte considerável de seu período de descanso. Isso não parece ser registrado, nem considerado, nem contabilizado formalmente como trabalho. Portanto, o rótulo “horas de planejamento” acaba ocultando a variedade e a complexidade de ações que compõem o planejamento docente.
Downloads
References
ALVES, Wanderson Ferreira. A invisibilidade do trabalho real: o trabalho docente e as contribuições da ergonomia da atividade. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃ0, 37, 2015. [...]. Anais... Florianópolis: ANPEd/Universidade Federal de Santa Catarina, 2015.
ALVES, Wanderson Ferreira; FUSARI, José Cerchi. A formação contínua e a batalha do trabalho real: um estudo a partir dos professores da escola pública de ensino médio. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 18, n. 2, maio/ago. 2009.
AMIGUES, René. Trabalho do professor e trabalho de ensino. In: MACHADO, Anna Raquel (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei no. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 6 nov. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008. Regulamenta a alínea “e” do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. Brasília, DF: Presidência da República, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11738.htm. Acesso em: 24 abr. 2019.
BRASIL. Estado do Rio Grande do Sul. Decreto n.º 49.448, de 8 de agosto de 2012. Regulamenta o regime de trabalho e as jornadas de trabalho dos profissionais do Magistério Público Estadual, conforme previsão dos arts. 116, 117, 118 e 119 da Lei nº 6.672, de 22 de abril de 1974, Estatuto e Plano de Carreira do Magistério Público do Rio Grande do Sul. Disponível em: http://www.al.rs.gov.br/filerepository/repLegis/arquivos/DEC%2049.448.pdf. Acesso em: 24 abr. 2019.
CHARMAZ, Kathy. A construção da teoria fundamentada: guia prático para análise qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GEMED. Entrevista. Lajeado do Bugre (Rio Grande do Sul), 31 jan. 2019.
CEMED. Entrevista. Lajeado do Bugre (Rio Grande do Sul), 4 fev. 2019.
GUÉRIN, François. LAVILLE, Antoine. DANIELLOU, François. DURAFFOURG, Jacques. KERGUELEN, A. Compreender o trabalho para transformá-lo: a prática da ergonomia. São Paulo, Edgard Blucher, 2001.
LEPLAT, Jacques. Aspectos da complexidade em ergonomia. In Daniellou, François. A Ergonomia em busca de seus princípios. São Paulo: Edit Blucher, 2004.
SEMED. Entrevista. Lajeado do Bugre (Rio Grande do Sul), 4 fev. 2019.
SOUZA-E-SILVA, Maria Cecília Perez de. O ensino como trabalho. In: MACHADO, Anna Raquel (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 9. Ed. Petrópolis, RJ: vozes, 2012.
TEMED. Entrevista. Lajeado do Bugre (Rio Grande do Sul), 31 jan. 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.