Onze teses sobre a relação entre psicologia educacional e pedagogia escolar
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55ID19150Palavras-chave:
Psicologia educacional. Pedagogia escolar. Pedagogia histórico-crítica. Psicologia histórico-cultural.Resumo
O objetivo do presente texto é problematizar a relação entre a ciência psicológica – em sua subárea educacional, e a ciência pedagógica destinada às instituições escolares naquilo em que ambas subsidiam o trabalho pedagógico. Colocamos em tela o enfoque histórico-cultural naquilo em que advoga a natureza do ensino desenvolvente, questão que se implica, a nosso juízo, na necessidade de aclaramento acerca da identidade e especificidades das referidas ciências ao terem a escola como lócus de suas implementações práticas. Para tanto, temos como eixo organizativo deste artigo as contribuições de Dermeval Saviani em seu texto Onze teses sobre educação e política, escrito em 1983. Por analogia ao estudo de Saviani, apresentamos aqui onze teses sobre a relação entre psicologia educacional e pedagogia escolar, as quais analisam as especificidades e semelhanças de cada uma destas ciências, assim como as posiciona na prática social. Concluímos com uma unidade mínima de análise, qual seja: é a psicologia educacional que se subordina à pedagogia escolar, e não o contrário.
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