Eleven theses on the relationship between educational psychology and school pedagogy
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55ID19150Keywords:
Educational psychology. School pedagogy. Historical-critical-pedagogy. Historical-cultural psychology.Abstract
O objetivo do presente texto é problematizar a relação entre a ciência psicológica – em sua subárea educacional, e a ciência pedagógica destinada às instituições escolares naquilo em que ambas subsidiam o trabalho pedagógico. Colocamos em tela o enfoque histórico-cultural naquilo em que advoga a natureza do ensino desenvolvente, questão que se implica, a nosso juízo, na necessidade de aclaramento acerca da identidade e especificidades das referidas ciências ao terem a escola como lócus de suas implementações práticas. Para tanto, temos como eixo organizativo deste artigo as contribuições de Dermeval Saviani em seu texto Onze teses sobre educação e política, escrito em 1983. Por analogia ao estudo de Saviani, apresentamos aqui onze teses sobre a relação entre psicologia educacional e pedagogia escolar, as quais analisam as especificidades e semelhanças de cada uma destas ciências, assim como as posiciona na prática social. Concluímos com uma unidade mínima de análise, qual seja: é a psicologia educacional que se subordina à pedagogia escolar, e não o contrário.
Downloads
References
ANTUNES, Mitsuko Antunes. Psicologia e Educação no Brasil: um olhar Histórico-crítico. In: Antunes, Mitsuko Antunes; Meira, Marisa Eugênia. (Org.), Psicologia escolar: teorias críticas (pp. 139-168). São Paulo: Casa do Psicólogo. 2003.
BRZEZINSKI, Iria. Pedagogia, Pedagogos e Formação de Professores. Papirus, 1996.
DAVÍDOV, Vasily. Problemas do ensino desenvolvimental - a experiência da pesquisa teórica e experimental na psicologia. Textos publicados na Revista Soviet Education, August/VOL XXX, N° 8, sob o título “Problems of Developmental Teaching. Tradução de José Carlos Libâneo e Raquel A. M. da Madeira Freitas, 1986.
FIGUEIREDO, Luis Cláudio e SANTI, Pedro Luiz Ribeiro. Psicologia: uma (nova) introdução. São Paulo – SP: EDUC, 2013.
FIRBIDA, Fabíola Batista Gomes; VASCONCELOS, Mário Sérgio. A construção do conhecimento na Psicologia: a legitimação da medicalização. Psicologia Escolar e Educacional. v.23. 2019.
FREITAS, L. C. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo – SP: Expressão Popular, 2018.
LONGAREZI, Andréa Maturano; FRANCO, Patrícia Lopes Jorge. Atividade pedagógica na unidade significado social-sentido pessoal. In: LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés. (orgs) Fundamentos psicológicos e didáticos do ensino desenvolvimental. EDUFU. Coleção Biblioteca Psicopedagógica Didática. Série: ensinio desenvolvimental, v. 5. 2017.
MAGALHÃES, Giselle Modé e MARTINS, Lígia Márcia. Apontamentos sobre a avaliação do desenvolvimento psíquico de crianças na primeira infância. In: FACCI, M.G.D.; LEONARDO, N.S.T.; SOUZA, M.P.R. Avaliação psicológica e escolarização: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural. Teresina – PI: EDUFPI, 2019
MIGUEL, Luis Felipe e BIROLI, Flávia. Feminismo e política: uma introdução. 1ª edição. São Paulo, SP: Boitempo, 2014.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 34ª ed. revista. Campinas, SP: Autores Associados, 2001. (Coleção polêmicas do nosso tempo; vol. 5)
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. Campinas, SP: Autores Associados, 2001
SAVIANI, Dermeval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. 2ª edição. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
SOUZA, Marilene Proença Rebello; CUNHA, Beatriz Belluzzo Brando. Projetos de Lei e políticas públicas: o que a psicologia tem a propor para a Educação? In: CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE SÃO PAULO (Org.). Medicalização de crianças e adolescentes: conflitos silenciados pela redução de questões sociais a doença de indivíduos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.
PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996.
PRESTES, Zoia; TUNES, Elisabeth. 7 Aulas de L.S. Vigotski: Sobre os Fundamentos da Pedologia. Rio de Janeiro, E-Papers, 2018.
PUENTES, Roberto Valdés; LONGAREZI, Andréa Maturano. A didática desenvolvimental: seu campo conceitual na tradição da psicologia histórico-cultural da atividade. In: LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés (orgs) Fundamentos psicológicos e didáticos do ensino desenvolvimental. EDUFU. Coleção Biblioteca Psicopedagógica Didática. Série: ensino desenvolvimental, v. 5. 2017.
VIGOTSKY, Lev. Obras escogidas. Tomo II. Madrid, Visor, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.