A formação de pesquisadores no espaço grupal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n57ID20329

Palavras-chave:

Grupo de Análise Narrativa Discursiva. Formação de pesquisadores. Análise Narrativa Discursiva Grupal. Constituição de grupo.

Resumo

Neste artigo, tem-se como objetivo compartilhar os resultados de uma pesquisa em que se procurou identificar, interpretar e compreender a dinâmica constitutiva do Grupo de Análise Narrativa Discursiva (GAND), para a elaboração de uma Análise Narrativa Discursiva Grupal (ANDG). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com apoio referencial da Teoria da Ação Comunicativa, de Habermas (2012), e que utilizou, como procedimento de interpretação, a abordagem hermenêutico-reconstrutiva. O corpus da pesquisa incluiu a transcrição das quinze reuniões do GAND, entrevistas semiestruturadas com os membros e o diário de campo da pesquisadora. Como resultado, a dinâmica constitutiva do GAND decorreu do esforço de construção de uma ANDG, gerando formação de pesquisadores, atravessada por interações intersubjetivas entre as integrantes. Assim, a expectativa é que este trabalho sirva de incentivo para outras experiências dessa natureza, tendo em vista contribuir com a formação de um pesquisador multiplicador e independente, que saiba dialogar com o mundo da vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denize da Silveira Foletto, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Santa Maria/RS

DENIZE DA SILVEIRA FOLETTO é doutoranda em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), RS, Brasil. Pertence ao Grupo de Pesquisa GTFORMA/CNPq (Grupo Trajetórias de Formação/UFSM). 

Referências

BOUFLEUER, José Pedro. Pedagogia da ação comunicativa: uma leitura de Habermas. 3. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2001.

DEVECHI, Catia Piccolo Viero; TREVISAN, Amarildo Luiz. Sobre a proximidade do senso comum das pesquisas qualitativas em educação: positividade ou simples decadência? Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 43, p. 148-201, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v15n43/a10v15n43.pdf. Acesso em: jul. 2016.

IGAND4. Entrevista no subgrupo. Santa Maria (Rio Grande do Sul), 14 ago. 2015.

IGAND13. Entrevista no subgrupo. Santa Maria (Rio Grande do Sul), 14 ago. 2015.

IGAND3. Entrevista no subgrupo. Santa Maria (Rio Grande do Sul), 8 jan. 2016.

IGAND15. Entrevista no subgrupo. Santa Maria (Rio Grande do Sul), 8 jan. 2016.

IGAND1. Encontro no grande grupo. Santa Maria (Rio Grande do Sul), 2012.

IGAND12. Encontro no grande grupo. Santa Maria (Rio Grande do Sul), 2012.

IGAND13. Encontro no grande grupo. Santa Maria (Rio Grande do Sul), 2012.

IGAND5. Encontro no grande grupo. Santa Maria (Rio Grande do Sul), 2013.

IGAND1. Encontro no grande grupo. Santa Maria (Rio Grande do Sul), 2013.

IGAND2. Encontro no grande grupo. Santa Maria (Rio Grande do Sul), 2013.

IGAND4. Encontro no grande grupo. Santa Maria (Rio Grande do Sul), 2013.

IGAND5. Encontro no grande grupo. Santa Maria (Rio Grande do Sul), 2013.

IGAND8. Entrevista no grande grupo. Santa Maria (Rio Grande do Sul), 2013.

IGAND9. Entrevista no grande grupo. Santa Maria (Rio Grande do Sul), 2013.

IGAND14. Entrevista no grande grupo. Santa Maria (Rio Grande do Sul), 2013.

HABERMAS, Jürgen. Pensamento pós-metafísico: estudos filosóficos. Tradução de: Flávio Breno Siebenichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990.

HABERMAS, Jürgen. Teoria da ação comunicativa I: racionalidade da ação e racionalização social. Tradução Paulo Asthor Soethe e Flávio Beno Siebeneichler. São Paulo: Martins Fontes, 2012a.

HABERMAS, Jürgen. Teoria da ação comunicativa II: sobre a crítica da razão funcionalista. Tradução Paulo Asthor Soethe e Flávio Beno Siebeneichler. São Paulo: Martins Fontes, 2012b.

HERMANN, Nadja. Os alcances pedagógicos da crítica habermasiana à filosofia da consciência. In: DALBOSCO, Cláudio Almir; TROMBETTA, Gerson Luis; LONGHI, Solange Maria (org.). Sobre filosofia e educação: subjetividade e intersubjetividade na fundamentação da práxis pedagógica. Passo Fundo: Editora Universidade de Passo Fundo, 2004.

Publicado

03-09-2020

Como Citar

Foletto, D. da S., & de Aguiar Isaia, S. M. . (2020). A formação de pesquisadores no espaço grupal . Revista Educação Em Questão, 58(57). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n57ID20329

Edição

Seção

Artigos