A formação de pesquisadores no espaço grupal
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n57ID20329Palavras-chave:
Grupo de Análise Narrativa Discursiva. Formação de pesquisadores. Análise Narrativa Discursiva Grupal. Constituição de grupo.Resumo
Neste artigo, tem-se como objetivo compartilhar os resultados de uma pesquisa em que se procurou identificar, interpretar e compreender a dinâmica constitutiva do Grupo de Análise Narrativa Discursiva (GAND), para a elaboração de uma Análise Narrativa Discursiva Grupal (ANDG). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com apoio referencial da Teoria da Ação Comunicativa, de Habermas (2012), e que utilizou, como procedimento de interpretação, a abordagem hermenêutico-reconstrutiva. O corpus da pesquisa incluiu a transcrição das quinze reuniões do GAND, entrevistas semiestruturadas com os membros e o diário de campo da pesquisadora. Como resultado, a dinâmica constitutiva do GAND decorreu do esforço de construção de uma ANDG, gerando formação de pesquisadores, atravessada por interações intersubjetivas entre as integrantes. Assim, a expectativa é que este trabalho sirva de incentivo para outras experiências dessa natureza, tendo em vista contribuir com a formação de um pesquisador multiplicador e independente, que saiba dialogar com o mundo da vida.
Downloads
Referências
BOUFLEUER, José Pedro. Pedagogia da ação comunicativa: uma leitura de Habermas. 3. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2001.
DEVECHI, Catia Piccolo Viero; TREVISAN, Amarildo Luiz. Sobre a proximidade do senso comum das pesquisas qualitativas em educação: positividade ou simples decadência? Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 43, p. 148-201, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v15n43/a10v15n43.pdf. Acesso em: jul. 2016.
IGAND4. Entrevista no subgrupo. Santa Maria (Rio Grande do Sul), 14 ago. 2015.
IGAND13. Entrevista no subgrupo. Santa Maria (Rio Grande do Sul), 14 ago. 2015.
IGAND3. Entrevista no subgrupo. Santa Maria (Rio Grande do Sul), 8 jan. 2016.
IGAND15. Entrevista no subgrupo. Santa Maria (Rio Grande do Sul), 8 jan. 2016.
IGAND1. Encontro no grande grupo. Santa Maria (Rio Grande do Sul), 2012.
IGAND12. Encontro no grande grupo. Santa Maria (Rio Grande do Sul), 2012.
IGAND13. Encontro no grande grupo. Santa Maria (Rio Grande do Sul), 2012.
IGAND5. Encontro no grande grupo. Santa Maria (Rio Grande do Sul), 2013.
IGAND1. Encontro no grande grupo. Santa Maria (Rio Grande do Sul), 2013.
IGAND2. Encontro no grande grupo. Santa Maria (Rio Grande do Sul), 2013.
IGAND4. Encontro no grande grupo. Santa Maria (Rio Grande do Sul), 2013.
IGAND5. Encontro no grande grupo. Santa Maria (Rio Grande do Sul), 2013.
IGAND8. Entrevista no grande grupo. Santa Maria (Rio Grande do Sul), 2013.
IGAND9. Entrevista no grande grupo. Santa Maria (Rio Grande do Sul), 2013.
IGAND14. Entrevista no grande grupo. Santa Maria (Rio Grande do Sul), 2013.
HABERMAS, Jürgen. Pensamento pós-metafísico: estudos filosóficos. Tradução de: Flávio Breno Siebenichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990.
HABERMAS, Jürgen. Teoria da ação comunicativa I: racionalidade da ação e racionalização social. Tradução Paulo Asthor Soethe e Flávio Beno Siebeneichler. São Paulo: Martins Fontes, 2012a.
HABERMAS, Jürgen. Teoria da ação comunicativa II: sobre a crítica da razão funcionalista. Tradução Paulo Asthor Soethe e Flávio Beno Siebeneichler. São Paulo: Martins Fontes, 2012b.
HERMANN, Nadja. Os alcances pedagógicos da crítica habermasiana à filosofia da consciência. In: DALBOSCO, Cláudio Almir; TROMBETTA, Gerson Luis; LONGHI, Solange Maria (org.). Sobre filosofia e educação: subjetividade e intersubjetividade na fundamentação da práxis pedagógica. Passo Fundo: Editora Universidade de Passo Fundo, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.