Colóquios filosóficos como meio de melhoria na aprendizagem em Filosofia para os alunos da primeira série do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n56ID20387

Palavras-chave:

Ensino de filosofia. Aprendizagem. Inovação educacional. Colóquios.

Resumo

Este trabalho busca oferecer mediação pedagógica aos alunos do 9º ano de um colégio da rede particular, a fim de melhorar a apreensão do conceito em relação à política, tais como: conhecimento, ética e moral, nas primeiras séries do Ensino Médio na disciplina de filosofia. Para atender a este objetivo, foi elaborado como estratégia didática os Colóquios Filosóficos, por se tratar de um meio de desenvolver temas pré-definidos, com exposições, debates e busca de tomada de decisões. Foi realizado uma sondagem inicial para saber qual o conhecimento prévio dos alunos do 9º ano sobre política, numa perspectiva filosófica, o planejamento dos colóquios com os palestrantes convidados, a realização dos colóquios, o monitoramento e a avaliação final.  Trazendo como resultados o interesse dos alunos para participar dos colóquios, discussões e questionamentos, dando resposta a capacidade de apreensão de conteúdos sistemáticos da grade curricular do Ensino Médio de forma prazerosa e eficaz.

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Biografia do Autor

Ana Cristina Aureliano, Universidad de Santiago de Chile

Mestre em Educação com menção em Currículo e Avaliação, pela USACH; pós-graduada em Metodologia do Ensino de Filosofia, pela FAISA; Graduada em Pedagogia, pela UFPE e Professora de escola particular nos níveis da Educação Infantil e Fundamental.

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Publicado

25-08-2020

Como Citar

Aureliano, A. C. (2020). Colóquios filosóficos como meio de melhoria na aprendizagem em Filosofia para os alunos da primeira série do Ensino Médio. Revista Educação Em Questão, 58(56). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n56ID20387

Edição

Seção

Artigos