A educação de meninos na Amazônia

o caso do Instituto Orfanológico do Outeiro, Belém/PA (1903-1913)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n56ID20853

Palavras-chave:

Meninos órfãos e desvalidos. Infância na Amazônia. Instituição educativa. Práticas educativas.

Resumo

O presente artigo objetiva analisar as práticas educativas desenvolvidas no Instituto Orfanológico do Outeiro. Esta foi uma instituição de destaque no atendimento e educação da infância pobre no período de 1903-1913, na Amazônia paraense. O estudo, do tipo documental, se insere no âmbito da história das instituições educativas. As fontes da pesquisa foram o impresso A Província do Pará, Mensagem dos Governadores do Pará e ofícios, portarias e relatórios do estabelecimento investigado. Estas foram analisadas à luz da teoria discursiva bakhtiniana, com foco na categoria discurso ideológico. Os resultados apontaram que a educação oferecida no Orfanológico era fundamentada em uma rígida organização do tempo/espaço e composta por práticas educativas que intencionavam formar cidadãos civilizados, disciplinados, patrióticos e saudáveis, dando um “bom” destino à infância pobre na Amazônia, considerada, segundo discurso da época, como bruta, incivilizada e rude, necessitando de investimento para, assim, ser útil à sociedade.

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Publicado

25-08-2020

Como Citar

Pinheiro, W. da C. ., & da Silva Araújo Alves, L. M. . (2020). A educação de meninos na Amazônia: o caso do Instituto Orfanológico do Outeiro, Belém/PA (1903-1913). Revista Educação Em Questão, 58(56). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n56ID20853

Edição

Seção

Artigos