“O saber é e será produzido para ser vendido”

conhecimento na conjuração pós-moderna de Lyotard

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58ID21019

Palavras-chave:

Conhecimento. Mercadoria. Especulação. Neoliberalismo.

Resumo

Buscamos analisar o que está oculto na defesa edificada por Jean-François Lyotard para legitimar o saber como mercadoria a partir da década de 1970. Em A condição pós-moderna, escrito em 1979, esse autor naturaliza a dicotomia entre “saber narrativo” e “saber científico”. Na obra, Lyotard esforça-se para adaptar os saberes às perspectivas da sociedade capitalista devastada pela crise internacional do período, que o levou a autoproclamar o surgimento de um novo tempo: a pós-modernidade. Ao reificar as tecnologias e os novos processos gerenciais, Lyotard dedica o trabalho ao debate dos saberes e elabora um sistema que legitima a pena máxima a que condena o conhecimento: O autor defende que “O saber é e será produzido para ser vendido”. Conclui-se que em sua especulação, portanto, o autor esfacela o conhecimento em dois polos antagônicos a fim de justificar o jogo da realidade e o ocultar.

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Biografia do Autor

Clarice Zientarski, Universidade Federal do Ceará - UFC, Departamento de Fundamentos da Educação

Profa. Dra. Clarice Zientarski 

Universidade Federal do Ceará – UFC

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Política, Gestão Educacional e Formação de Professores – GEPGE / FACED / UFC / CNPQ.

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-8453-5429.

E-mail: claricezientarski@yahoo.com.br

Hildemar Luiz Rech , Universidade Federal do Ceará - UFC, Departamento de Fundamentos da Educação

Doutor em Ciências Sociais pelo IFCH da UNICAMP, Campinas, SP, com estágio doutoral na Universidade de Manchester, Inglaterra. Professor Titular da Universidade Federal do Ceará – UFC. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Política, Gestão Educacional e Formação de Professores – GEPGE / FACED/UFC/CNPQ.

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Publicado

17-12-2020

Como Citar

Pena, A. dos A. P., Zientarski, C., & Rech , H. L. (2020). “O saber é e será produzido para ser vendido”: conhecimento na conjuração pós-moderna de Lyotard. Revista Educação Em Questão, 58(58). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58ID21019

Edição

Seção

Artigos