Ensino de Enfermagem no Brasil e em Portugal

contexto, semelhanças e diferenças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n56ID21222

Palavras-chave:

Educação superior. Educação em Enfermagem. Formação. Enfermagem.

Resumo

O presente estudo objetivou analisar a formação inicial em Enfermagem no Brasil e em Portugal, identificando suas semelhanças e diferenças. Trata-se de uma pesquisa qualitativa por meio da análise documental e entrevistas em profundidade, conforme preconizado por Minayo. Nesses países, a formação em Enfermagem é de nível superior, em instituições públicas e privadas, com base em dispositivos legais que recomendam um perfil generalista para o desenvolvimento de competências. Contudo, há diferenças na compreensão de Enfermagem, processo saúde/doença e compromisso social da formação. Resguardadas as especificidades histórico-sociais de cada país, a formação inicial em Enfermagem expressa, em grande parte, o movimento geral de privatização e mercadorização da educação superior, bem como o modelo vocacional e tecnicista da formação inicial em Enfermagem.

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Publicado

25-08-2020

Como Citar

Moura Saraiva, A. K., de Campos Oliveira, M. A. ., & Gil Cabrito, B. (2020). Ensino de Enfermagem no Brasil e em Portugal: contexto, semelhanças e diferenças. Revista Educação Em Questão, 58(57). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n56ID21222

Edição

Seção

Artigos