Para além da racionalidade neoliberal

o comum e a práxis instituinte como princípios ético-formativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n56ID21291

Palavras-chave:

Racionalidade neoliberal. Formação. Comum. Práxis instituinte.

Resumo

O presente texto toma como referência os estudos de Pierre Dardot e Christian Laval para explorar o tema da formação humana situado para além dos limites da racionalidade neoliberal que impregna o atual cenário das sociedades ocidentais. Num primeiro passo, procura-se mostrar como o neoliberalismo vincula um tipo de racionalidade singular e uma concepção atomizada de sujeito. Na sequência, indica-se que a ele está associada uma visão individualista de ética e uma noção usurpada de formação. Por fim, apresenta-se o princípio político do comum e o conceito de práxis instituinte concebendo-os em sentido ético-formativo. Defende-se que o princípio do comum pode ser postulado como princípio formativo e de justiça, além de ajudar a pensar o sujeito sob uma perspectiva crítica à subjetivação neoliberal. Do mesmo modo, sustenta-se que a práxis instituinte implica uma práxis intrinsecamente formativa na medida que autoproduz os sujeitos no curso da própria ação requerendo destes o efetivo envolvimento no estabelecimento das regras de seu funcionamento e na co-responsabilização por elas.

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Biografia do Autor

Angelo Vitório Cenci, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e pós-doutor também pela UNICAMP/SP (2012). É professor da Universidade de Passo Fundo (UPF). Coordena o Núcleo de Pesquisas em Filosofia e Educação (NUPEFE-UPF) e o Grupo de Estudos em Ética, Democracia e Educação (GEEDE-UPF). Foi coordenador do Curso de Filosofia da UPF por três mandatos e diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UPF por um mandato. Tem experiência nas áreas de Filosofia e Educação, com ênfase em Ética e Fundamentos da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ética e educação, formação pedagógica e formação humana, teoria crítica e educação, teorias do reconhecimento e educação e teorias do sujeito.

Cleriston Petry, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Professor do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), núcleo UFMT.

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Publicado

25-08-2020

Como Citar

Vitório Cenci, A., & Petry, C. (2020). Para além da racionalidade neoliberal: o comum e a práxis instituinte como princípios ético-formativos. Revista Educação Em Questão, 58(56). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n56ID21291

Edição

Seção

Artigos