Reformas educativas y redes globales para la educación latinoamericana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n56ID21586

Palavras-chave:

Educação. Reformas educacionais. Relações público-privadas. Redes globais.

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre documentos e estudos realizados por pesquisadores que discutem as relações público-privadas e a privatização da educação pública no contexto latino-americano entre os séculos XX e XXI. No espaço educacional, os interesses capitalistas foram consolidados por meio de programas educacionais, do Banco Mundial (BM), de agências internacionais como a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), entre outros, como os setores empresariais, principalmente a Rede Latinoamericana de Organizações da Sociedade Civil para a Educação (REDUCA) - constituída por organizações sociais de 15 países da América Latina, muitas das quais são administradas por grandes empreendedores que não mantêm vínculos com a área educacional estadual, mas com o setor privado, sendo a educação pública um espaço de conflito e disputa.

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Publicado

25-08-2020

Como Citar

Maria Raquel Caetano, Carvajal Ruíz, S. H. ., & dos Santos , A. R. . (2020). Reformas educativas y redes globales para la educación latinoamericana. Revista Educação Em Questão, 58(56). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n56ID21586

Edição

Seção

Artigos