A mercantilização da educação superior no Brasil
financeirização e oligopolização
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n61ID25658Palavras-chave:
Mercantilização da educação superior, Financeirização, Oligopolização.Resumo
Este trabalho apresenta o processo histórico de mercadorização da educação superior no Brasil e a constituição do setor privado-mercantil nesse campo, enfatizando o momento hodierno de financeirização e de oligopolização. O estudo é resultado de pesquisa bibliográfica e documental, com ênfase na análise da legislação educacional de âmbito federal. Entende-se que o movimento de fusões, incorporações e aquisições de instituições de ensino superior tem proporcionado o crescimento do setor privado por meio da lógica do capital financeiro e da constituição de oligopólios, consubstanciando, em uma espécie de ‘fabricação’ e ‘venda’ da mercadoria ‘ensino superior’ e em uma transformação na forma como se estruturava a educação superior no país. Evidencia-se a tendência hegemônica de transnacionalização do capital no setor privado mercantil de educação superior, requerendo avaliação e discussão da contribuição desse setor para a formação cidadã e para o desenvolvimento científico, econômico e social do país.
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