Pesquisa com crianças pequenas

questões éticas, primeiras observações e sinais de assentimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n62ID26305

Palavras-chave:

Assentimento. Ética. Pesquisa com Crianças. Sociologia da Infância.

Resumo

Este artigo apresenta recorte de pesquisa com abordagem qualitativa e aporte teórico na Sociologia da Infância, que tinha por objetivo compreender a reprodução interpretativa de conteúdos digitais, perceptível por meio das ações de crianças pequenas (três a quatro anos) em um Centro de Educação Infantil. Na geração dos dados foram utilizadas técnicas da etnografia (observação participante, entrevista semiestruturada, diário de campo, conversas informais e oficinas de desenho e reconto de histórias). O objetivo deste artigo é refletir sobre questões éticas em pesquisa com crianças pequenas, destacando os sinais de assentimento e questionamentos em relação à presença da pesquisadora no campo da investigação. Os resultados mostram que a obtenção do assentimento das crianças é um processo complexo e em permanente negociação (Ferreira, 2003). E que a ética na pesquisa vai muito além dos Termos de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE, estando acima de tudo alinhada com as atitudes do pesquisador em campo.

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Biografia do Autor

Daiane Guczak, Universidade Regional de Blumenau

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau – Santa Catarina). É integrante do Grupo de Pesquisa: NEICA – Núcleo de Estudos Interdisciplinar da Criança e do Adolescente.

Rita de Cássia Marchi, Universidade Regional de Blumenau

Profª Dr.ª do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau ? Santa Catarina). É integrante do Grupo de Pesquisa: NEICA – Núcleo de Estudos Interdisciplinar da Criança e do Adolescente.

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Publicado

27-12-2021

Como Citar

Guczak, D., & de Cássia Marchi, R. (2021). Pesquisa com crianças pequenas : questões éticas, primeiras observações e sinais de assentimento . Revista Educação Em Questão, 59(62). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n62ID26305

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Artigos