Ansiedade entre estudantes do ensino médio, gênero e escolaridade
contribuições para a educação
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n62ID26453Palavras-chave:
Ansiedade, Adolescência, Gênero, Anos escolares.Resumo
A ansiedade é uma sensação associada à preocupação, à angústia ou ao medo que acarreta consequências negativas para aprendizagem. O presente artigo tem por objetivo caracterizar a ansiedade de estudantes do Ensino Médio e examinar se existem diferenças em relação ao gênero e ao ano escolar dos alunos. Participaram da pesquisa 957 estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e particulares de duas cidades brasileiras. Os dados foram coletados pela escala de ansiedade do Inventário de Estratégias de Estudo e Aprendizagem - Learning and Study Strategies Inventory (LASSI). Diferenças significativas nos escores da escala de ansiedade em relação ao gênero e à escolaridade foram encontradas. As alunas reportaram significativamente mais ansiedade do que os alunos. Os estudantes do terceiro ano apresentaram menores índices de ansiedade do que os demais. Espera-se contribuir para o avanço das pesquisas sobre o tema e nortear ações que reduzam a ansiedade no contexto educativo.
Downloads
Referências
ABRAMOWITZ, Jonathan Stuart; DEACON, Brett; WHITESIDE, Stephen Perry. Exposure therapy for anxiety. New York: Guilford Press, 2019.
ABU-RABIA, Salim. Teachers' role, learners' gender differences, and FL anxiety among seventh grade students studying English as a FL. Educational Psychology, London, v. 24, p. 5, p. 711-721, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1080/0144341042000263006. Acesso: 02 nov. 2019.
ALTUNDA?, Yunus; BULUT, Sefa. The effect of solution-focused brief counseling on reducing test anxiety. Avances en Psicología Latinoamericana, Bogotá, v. 37, n. 1, p. 1-12, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.6270. Acesso: 10 jan. 2020.
AYDIN, Utkun. Test Anxiety: Do gender and school-level matter? European Journal of Educational Research, Hanover, v. 6, n. 2, p. 187-197, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.12973/eu-jer.6.2.187. Acesso: 03 mar. 2019.
BECK, Aaron Temkin ; BROWN, Gary ; EPSTEIN, Norman ; STEER, Robert. An inventory for measuring anxiety. Psychometric properties. Journal of Consulting and Clinical Psychology, Washington, n. 56, p. 893-897, 1988.
Disponível em: https://psycnet.apa.org/doi/10.1037/0022-006X.56.6.893. Acesso: 11 fev. 2019.
BODAS, Jaee; OLLENDICK, Thomas Hubert ; SOVANI, Anuradha Vishwas. Test anxiety in Indian children: A cross-cultural perspective. Anxiety, Stress, & Coping, London, v. 21, n. 4, p. 387-404, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10615800701849902. Acesso: 22 abr. 2019.
BORTOLETTO, Denise; BORUCHOVITCH, Evely. Learning strategies and emotional regulation of pedagogy students. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 23, n. 55, p. 235-242, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-43272355201311. Acesso: 19 mai. 2019.
BORUCHOVITCH, Evely; GÓES, Natália Moraes; FELICORI, Carolina; ACEE, Taylor. Tradução e adaptação de Learning and study strategies inventory – LASSI, 3.ª edição para uso no Brasil: considerações metodológicas. Revista Educação em Análise, Londrina, v. 4, n. 1, p. 6-20, 2019.
BOSQUET, Michelle; EGELAND, Byron. The development and maintenance of anxiety symptoms from infancy through adolescence in a longitudinal sample. Developement and Psychopathology, London, n. 18, p. 517-550, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1017/S0954579406060275. Acesso: 19 mai. 2019.
BZUNECK, José Aloyseo. Emoções acadêmicas, autorregulação e seu impacto sobre motivação e aprendizagem. Educação Temática Digital, Campinas, v. 20, n. 4, p. 1059-1075, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8650251. Acesso: 05 nov. 2019.
CATTELL, Raymond Bernard; SCHEIER, Ivan. The meaning and measurement of neuroticism and anxiety. New York: Literary Licensing Ed.1961.
CLAUDINO, João; CORDEIRO, Raul. Níveis de ansiedade e depressão nos alunos do curso de licenciatura em enfermagem. O caso particular dos alunos da Escola Superior de Saúde de Portalegre. Millenium, Viseu, v. 32, n.11, p. 197-210, 2006.
COOPER, Katelyn; DOWNING, Virginia; BROWNELL, Sara. The influence of active learning practices on student anxiety in large-enrollment college science classrooms. International Journal of STEM Education, College Station, Texas, v. 5, n.1 p. 5-23, 2018.
COSTA, Elis Regina da; BORUCHOVITCH, Evely. Compreendendo relações entre estratégias de aprendizagem e a ansiedade de alunos do Ensino Fundamental de Campinas. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 15-24, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-79722004000100004. Acesso: 23 abr. 2019.
DANTHONY, Sarah; MASCRET, Nicolas; CURY, François. (2020). Test anxiety in physical education: The predictive role of gender, age, and implicit theories of athletic ability. European Physical Education Review, Thousand Oaks, CA, v. 26, n. 1, p. 128-143. Disponível em: https://doi.org/10.1177%2F1356336X19839408. Acesso: 13 dez. 2020.
DEB, Sibnath; CHATTERJEE, Partha; WALSH, Kerryann. Anxiety among high school students in India: comparisons across gender, school type, social strata, and perceptions of quality time with parents. Australian Journal of Educational and Developmental Psychology, Newcastle, v. 10, n. 1, p. 18-31, 2010.
FERREIRA, Beatriz Reis; OLIVEIRA, Michel Amorim de; ALVES, Renata Farche. Psicologia e ensino: análise de contexto escolar na perspectiva de Wallon. Revista Educação, Guarulhos, v. 14, n. 1, p. 91–97, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33947/1980-6469-v14n1-3469. Acesso: 27 dez. 2020.
FUNG, Dennis. The impacts of effective group work on social and gender differences in Hong Kong science classrooms. International Journal of Science Education, London, v. 42, n. 3, p. 372-405, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1080/09500693.2020.1713419. Acesso: 15 fev. 2021.
GERMAIN, Francine; MARCOTTE, Diane. Sintomas de depressão e ansiedade na transição do ensino secundário ao ensino médio: evolução e fatores influentes. Revista Adolescência e Saúde, Rio de Janeiro, v. 13, n.1, p. 19-28, 2016.
GOETZ, Thomas; BIEG, Madeleine ; LUDTKE, Oliver. Do girls really experience more anxiety in mathematics? Psychological Science, Washington, v. 24, n.10, p. 2079-2087, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1177%2F0956797613486989. Acesso: 19 mar. 2019.
HAIR, Joseph; BABIN, Barry; MONEY, Arthur; SAMOUEL, Phillip. Fundamentos de métodos de pesquisa em Administração. Porto Alegre: Bookman, 2005.
HALE III, William; RAAIJMAKERS, Quinten; MURIS, Peter; VAN HOOF, Anne; MEEUS, Win. Developmental trajectories of adolescent anxiety disorder symptoms: A 5-year prospective community study. Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry, v. 47, n. 5, p. 556-564, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1097/CHI.0b013e3181676583. Acesso: 20 mar. 2019.
HORWITZ, Elaine Kolker.; HORWITZ, Michael; COPE, Joann. Foreign language classroom anxiety. Modern Language Journal, n. 70, p. 125-132, 1986. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1540-4781.1986.tb05256.x. Acesso: 02 mai. 2019.
HSU, Jeremy; GOLDSMITH, Gregory. Instructor strategies to alleviate stress and anxiety among college and university STEM students. CBE—Life Sciences Education, Beteshda, v. 20, p. 1–13, 2021.
JANEIRO, Ana Catarina Calouro. Ansiedade aos exames/avaliações: Estudando e caracterizando este fenómeno no ensino básico e secundário. Dissertação (Mestrado) – Universidade dos Açores, Ponta Delgada, 2013.
JATOBÁ, Joana D’Arc Vila Nova; BASTOS, Othon. Depressão e ansiedade em adolescentes de escolas públicas e privadas. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, Rio de Janeiro, v. 56, n. 3, p. 171-179, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0047-20852007000300003. Acesso: 11 dez. 2019.
MAGALHÃES, Andreia Carla Fonseca. Ansiedade face aos testes, género e rendimentos académicos: Um estudo no Ensino Básico. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Minho, Portugal, 2007.
MAIER, Wolfgang; BULLER, Raimund; PHILIPP, Michael; HEUSER, Isabella. The Hamilton Anxiety Scale: reliability, validity and sensitivity to change in anxiety and depressive disorders. Journal of Affective Disorders, Londres, v. 14, n. 1, p. 61-68, 1988. Disponível em: https://doi.org/10.1016/0165-0327(88)90072-9. Acesso: 14 dez. 2019.
MORAIS, Karolina; MUKAI, Yûki. Fico ansiosa: ansiedade e crenças de uma aluna brasileira sobre aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Horizontes de Linguística Aplicada, Brasília, v. 19, n. 2, p. 175-202, 2020.
MUTEGI, Casty; GITONGA, Ciriaka; RUGANO, Peter. Mathematics anxiety, attitude and performance among secondary school students in Kenya. Educational Research and Reviews, v. 16, n. 6, p. 226-235, 2021.
NA, Zhao. A study of high school students’ English learning anxiety. The Asian English Foreign Language Journal, Brisbane, v. 9, n. 3, p. 22-34, 2007.
ÖZBU?UTU, Emrah. An investigation into anxiety about the science lesson through a mixed model. Journal of Education and Learning, North Dakota, v. 10, n. 1, p. 104-117, 2021.
PEKRUM, Reinhard. Control-value theory: a social cognitive approach. In: LIEM, G. A. D.; MCINERNEY, D. M. (org.). Big theories revisited. Information Age Publishing, 2018. p.165-192.
PERICO, Camila Pereira; KRUSZIELSKI, Leandro; SOUZA, Carlos Eduardo Pilleggi. Instrumento de avaliação da ansiedade acadêmica no Ensino Superior em Biologia/Academic Anxiety Assessment Instrument in Higher Education in Biology. ID on Line Revista de Psicologia, Jaboatão dos Guararapes, v. 15, n. 55, p. 295-311, 2021.
RODRIGUES, Daniel Guzinski; PELISOLI, Cátula. Ansiedade em vestibulandos: um estudo exploratório. Archives of Clinical Psychiatry, v. 35, n. 5, p. 171-177, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.159/S0101-60832008000500001. Acesso: 01 mai. 2019.
ROSÁRIO, Pedro; SOARES, Serafim. Ansiedade face aos testes e realização escolar no Ensino Básico português. Revista Galego-Portuguesa de Psicologia, Corunha, v. 8, n. 10, p. 870-886, 2003.
SALATA, André. Razões da evasão: abandono escolar entre jovens no Brasil. Interseções: Revista de Estudos Interdisciplinares, Rio de Janeiro, v. 21, n. 1, p. 99-128, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.12957/irei.2019.42305. Acesso: 17 jun. 2020.
SILBERG, Judy; RUTTER, Michael; NEALE, Michael; EAVES, Lindon. Genetic moderation of environmental risk for depression and anxiety in adolescent girls. British Journal of Psychiatry, Cambridge, v. 179, n. 2, p. 116-121, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1192/bjp.179.2.116. Acesso: 13 nov. 2019.
SILVA, Esdras Henrique de Souza; SILVA, Maicon Herverton Lino Ferreira da; GOMES, Allyne Evellyn Freitas. Ansiedade matemática: identificação e práticas pedagógicas. Revista Inclusiones, Lima, v. 5, n. especial out./dez., p. 26-36, 2018.
SILVEIRA, Jucilaine Aparecida; SANTOS, Wesley Cordeiro; PASCHOAL, Rafaela Albuquerque; MORAES, Ramiz Candeloro. Ansiedade em alunos do Ensino Médio: um estudo de revisão. Psicologia.pt, Porto, 2020. Disponível em: https://www.psicologia.pt/artigos/textos/A1379.pdf. Acesso: 30 mar. 2021.
SIMPKINS, Sandra; LIU, Yangyang; HSIEH, Ta-Yang; ESTRELLA, Gabriel. Supporting Latino high school students’ science motivational beliefs and engagement: examining the unique and collective contributions of family, teachers, and friends. Educational Psychology, London, n. 39, p. 1-21, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1080/01443410.2019.1661974. Acesso: 07 abr. 2020.
SPIELBERGER, Charles; GORSUCH, Richard Lee.; LUSHENE, Robert. Manual for the state-trait anxiety inventory (“self-evaluatin questionaire”). Palo Alto: Consulting Psychologists Press,1970.
TOBIAS, Sigmund. Test anxiety. Interference, defective skills and cognitive capacity. Educational Psychologist, London v. 20, n. 3, p. 135-142, 1985.
TOMB, Meghan; HUNTER, Lisa. Prevention of anxiety in children and adolescents in a school setting: The role of school-based practitioners. Children & School, Oxfordshire, v. 26, n. 2, p. 87-101, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1093/cs/26.2.87. Acesso: 21 dez. 2019.
UDO, Maria Keiko; RAMSEY, Gordon; MALLOW, Jeffry. Science anxiety and gender in students taking general education science courses. Journal of Science Education and Technology, v.13, n. 4, p. 435-446, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10956-004-1465-z. Acesso: 02 jan. 2020.
VAN OORT, Floor; GRAVES-LORD, Kirtin; ORMEL, Johan; HUIZINK, Anja; VERHULST, Frank. The developmental course of anxiety symptoms during adolescence: The TRAILS study. Journal of Child Psychology and Psychiatry, London, v. 50 n. 10, p. 1209-1217, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1469-7610.2009.02092.x. Acesso: 02 jul. 2020.
WEINSTEIN, Claire Ellen; ACEE, Taylor Wayne. Study and learning strategies. In: FLIPPO, Rhona F.; BEAN, Thomas W. Handbook of college reading and study strategy research. 3rd ed. New York; London: Routledge, 2018. p. 227-238.
WEINSTEIN, Claire Ellen; PALMER, David; ACEE, Taylor Wayne. Learning and study strategies inventory (LASSI): user’s manual. 3nd ed. Clearwater: H & H Publishing Co., 2016.
WIGFIELD, Allan; ECCLES, Jacquelynne. Test anxiety in elementary and secondary school students. Educational Psychologist, Chapel Hill, v. 24, n. 2, p. 159-183, 1989.
ZHANG, Xue; DAI, Shenghai; ARDASHEVA, Yuliya. Contributions of (de)motivation, engagement, and anxiety to English listening and speaking. Learning and Individual Differences, Amsterdam, v. 79, p.1-13, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.