Ansiedade entre estudantes do ensino médio, gênero e escolaridade

contribuições para a educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n62ID26453

Palavras-chave:

Ansiedade, Adolescência, Gênero, Anos escolares.

Resumo

A ansiedade é uma sensação associada à preocupação, à angústia ou ao medo que acarreta consequências negativas para aprendizagem. O presente artigo tem por objetivo caracterizar a ansiedade de estudantes do Ensino Médio e examinar se existem diferenças em relação ao gênero e ao ano escolar dos alunos. Participaram da pesquisa 957 estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e particulares de duas cidades brasileiras. Os dados foram coletados pela escala de ansiedade do Inventário de Estratégias de Estudo e Aprendizagem - Learning and Study Strategies Inventory (LASSI). Diferenças significativas nos escores da escala de ansiedade em relação ao gênero e à escolaridade foram encontradas. As alunas reportaram significativamente mais ansiedade do que os alunos. Os estudantes do terceiro ano apresentaram menores índices de ansiedade do que os demais. Espera-se contribuir para o avanço das pesquisas sobre o tema e nortear ações que reduzam a ansiedade no contexto educativo.

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Biografia do Autor

Guilherme Cordeiro da Graça de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Prof. Dr. da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Química (PEQui IQ UFRJ).

Evely Boruchovitch, Universidade Estadual de Campinas

Prof.ª Dr.ª da Universidade Estadual de Campinas e do Programa de Pós-graduação em Educação. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicopedagogia (GEPESP).

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Publicado

27-12-2021

Como Citar

Cordeiro da Graça de Oliveira, G., & Boruchovitch, E. (2021). Ansiedade entre estudantes do ensino médio, gênero e escolaridade: contribuições para a educação. Revista Educação Em Questão, 59(62). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n62ID26453

Edição

Seção

Artigos