Motivações para a criação de avaliação educacional em larga escala por municípios brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n64ID29326

Palavras-chave:

Avaliação em larga escala., Educação municipal., Avaliação Educacional., Teses e dissertações.

Resumo

A avaliação externa e em larga escala se intensifica como iniciativa de municipalidades do Brasil a partir de meados dos anos 2000, inserindo-se como uma medida pretensamente voltada à aferição e/ou melhoria da qualidade do ensino. Este texto apresenta resultados de estudo que teve por objetivo analisar as motivações de municípios brasileiros para a criação de avaliações próprias, com base em achados de produções sobre avaliação em larga escala de nível municipal, decorrentes de pesquisas concluídas no país entre 2004 e 2020. O estudo foi delineado na forma de uma metassíntese qualitativa. A base consultada para o levantamento bibliográfico foi a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), com recorte temporal de 2002 a 2021. Embora possua motivações de variadas ordens, a proposição dessas iniciativas no plano das municipalidades tem em comum a associação entre avaliação e qualidade da educação, guardando relação com os sistemas nacional e estaduais de avaliação da educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônia Bruna da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Prof.ª Dr.ª da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.  Pesquisadora vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Educação e Sociedade (GEPEES). Coordenadora do Observatório do SIMAIS. Vice-líder do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd) e Coordenadora da Comissão Setorial de Avaliação Institucional do curso de Pedagogia do Campus Avançado de Pau dos Ferros e Mossoró (Rio Grande do Norte).

Sandra Maria Zakia Lian Sousa , Universidade de São Paulo

Prof.ª Dr.ª colaboradora da Universidade de São Paulo. Integra a Diretoria Executiva da Associação Brasileira de Políticas e Administração da Educação – ANPAE, São Paulo.

Referências

AGUIAR, Luzanilde Oliveira. Ampliando a funcionalidade pedagógica do Sistema de Avaliação da Educação Municipal de Juazeiro/BA - SAEJ. In: CONGRESSO NACIONAL DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO, 3., 2014, Bauru. Anais [...]. Bauru: Universidade Estadual Paulista, 2014.

ARRUDA, Cristiano Pereira. Análise do Sistema de Avaliação das Escolas Municipais (SAEM) aplicado na rede municipal de Educação Básica de Uberaba-MG: um estudo de caso. 2011. 208 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Administração de Organizações, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2011.

BAUER, Adriana; PIMENTA, Claudia Oliveira; HORTA NETO, João Luiz; SOUSA, Sandra Zákia Lian. Avaliação em larga escala em municípios brasileiros: o que dizem os números? Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 26, n. 62, p.326-352, maio/ago. 2015. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/3207/3073. Acesso em: 24 jun. 2021.

BAUER, Adriana; HORTA NETO, João Luiz; SOUSA, Sandra Zákia Lian. Avaliação e gestão educacional em municípios brasileiros: mapeamento e caracterização de iniciativas em curso. Relatório Final: resultados do survey. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2016.

BONAMINO, Alicia; SOUSA, Sandra Zákia. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 373-388, abr./jun. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/rtQkYDSjky4mXG9TCrgRSqJ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 set. 2021.

BORN, Bárbara Barbosa. Prova São Paulo e currículo: imbricações e tensões da avaliação externa na rede municipal de ensino de São Paulo. 2015. 289 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 21 dez. 1996.

BRASIL. Portaria nº 458, de 5 de maio de 2020. Institui normas complementares necessárias ao cumprimento da Política Nacional de Avaliação da Educação Básica. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 6 mai. 2020.

BREVES, Núbia do Socorro Pinto; MONTECONRADO, Glenda Martins; ROCHA, Santana Elvira Amaral da. Avaliação de desempenho do estudante na rede pública municipal de ensino de Manaus: estratégias para tomada de decisões. In: CONGRESSO NACIONAL DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO, 4., 2016, Bauru. Anais [...]. Bauru: Universidade Estadual Paulista, 2016.

CARVALHO, Débora Aldyane Barbosa. O Sistema de Avaliação do Desempenho Escolar de Jaguaruana-CE (SADEJ) para a prática pedagógica. 2013. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.

CASTELLINI, Thais São João. Clima escolar e desempenho em avaliação externa: adaptação de um instrumento de avaliação do clima e relação com os resultados obtidos em prova externa municipal. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2019.

COSTA, Marly de Abreu; OLIVEIRA, Eloiza da Silva Gomes de. Avaliação do desempenho escolar de alunos da rede municipal de Angra dos Reis: subsídios para tomada de decisões. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 3., 2006, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2006.

DANTAS, Marta Maria dos Santos. Sistema de Avaliação do Ensino Fundamental (SAEF) como política educacional da Secretaria Municipal de Educação (SME) do município de Fortaleza (CE). 2018. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.

ECOTEN, Márcia Cristina Furtado. Gestão educacional e avaliação em larga escala: um estudo a partir da visão dos sujeitos de escolas do município de Canoas/RS. 2013. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2013.

FERRAROTTO, Luana. Promase: análise de uma experiência de avaliação do sistema municipal de ensino de Amparo. 2011. 200 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.

FIGUEIREDO, Dione Maribel Lissoni. Gestão municipal, qualidade de ensino e a avaliação do rendimento escolar: um estudo do município de Cosmorama. 2008. 229 f. (Tese de Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2008.

FREITAS, Idelma Pires de. Análise do sistema de avaliação do rendimento escolar de Marília. 2015. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2015.

GADELHA NETO, João de Freitas. Sistema de avaliação do ensino fundamental no âmbito da educação de jovens e adultos como subsídio para uma melhor tomada de decisões da gestão escolar. 2017. 115 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) – Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, 2017.

GIMENES, Nelson; SILVA, Vandré Gomes da; PRÍNCIPE, Lisandra Marisa; LOUZANO, Paula; MORICONI, Gabriela Miranda. Além da Prova Brasil: investimento em sistemas próprios de avaliação externa. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 24, n. 55, p.12-32, abr./ago. 2013. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/eae/v24n55/v24n55a02.pdf. Acesso em: 5 nov. 2021.

KAILER, Elismara Zaias. Programa AvaliAção: representações sobre os usos dos resultados na escola por professores e equipes de gestão. 2017. 200 f. (Tese de Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

MARQUES, Cláudio de Albuquerque; RIBEIRO, Ana Paula de Medeiros; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima. Paic: o pioneirismo no processo de avaliação municipal com autonomia. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v.19, n.41, p.433-448, set./dez. 2008. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2069/2027. Acesso: 15 ago. 2021.

MONTE, Jomaira Pereira. Sistema de Avaliação Educacional de Teresina: apropriação e utilização dos resultados para a orientação de intervenções pedagógicas. 2018. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) – Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2018.

MOREIRA, Rozemeiry dos Santos Marques. Avaliação externa como instrumento da gestão educacional: a adesão e os impasses de sua realização. 2004. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.

MUNIZ, Rita de Fátima. Os efeitos de uma sistemática de avaliação municipal na aprendizagem de alunos de 2º ano dos anos iniciais em escolas do município de Jijoca de Jericoacoara (CE). 2016. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.

OLIVEIRA, Danilo Terra de. Impactos da avaliação externa na prática pedagógica de professoras dos anos iniciais: uma análise do sistema de avaliação do ensino municipal de Itabira (SAEMI), Minas Gerais. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020.

OLIVEIRA, Osmany Porto de; PAL, Leslie Alexander. Novas fronteiras e direções na pesquisa sobre transferência, difusão e circulação de políticas públicas: agentes, espaços, resistência e traduções. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 52, n. 2, p.199-220, mar./abr. 2018. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/74659/71499. Acesso em: 19 abr. 2021.

OVANDO, Nataly Gomes. A avaliação na política educacional de municípios sul-mato-grossenses. 2011. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2011.

PASSAMAI, Maria Herminia Baião. A implantação e implementação do sistema de avaliação das escolas de ensino fundamental da rede municipal de ensino de Vitória/ES: possibilidades e limites. 2014. 372 f. (Tese de Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014.

PEREIRA, Maria Cândida Viana. Análise das estratégias de acessibilidade ao sistema de avaliação Avalia BH para os alunos com deficiência. 2014. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) – Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2014.

PIMENTA, Cláudia Oliveira. As avaliações externas e o trabalho de coordenadores pedagógicos: estudo em uma rede municipal paulista. 2012. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

PIMENTA, Cláudia Oliveira. Avaliações municipais da educação infantil: contribuições para a garantia do direito à educação das crianças brasileiras? 2017. 670 f. (Tese de Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

PINHEIRO, Ana Paula Lopes do Prado. Possibilidades de atuação pedagógica a partir de resultados da Avaliação Diagnóstica São Paulo e análise dos planos de aula. 2019. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.

RAIMUNDO, Elaine Alves. Avaliação externa e educação especial na rede municipal de ensino de São Paulo. 2013. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

ROSA, Sônia Maria Oliveira da. Avaliação externa como estratégia de gestão dos processos educacionais: uma análise de políticas municipais no Rio Grande do Sul. 2014. 221 f. (Tese de Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2014.

ROSSINI, Sandrine Cristina Ibañes. Análise da implementação do sistema de avaliação educacional em Limeira - SP a partir da atuação dos gestores escolares das escolas pesquisadas. 2013. 135 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) – Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2013.

SEGATTO, Catarina Ianni; ABRUCIO, Fernando Luiz. A gestão por resultados na educação em quatro estados brasileiros. Revista do Serviço Público, Brasília, DF, v. 68, n. 1, p. 85-106, jan./mar. 2017. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/74659/71499. Acesso em: 11 fev. 2021.

SILVA, Antônia Bruna da; FERNANDES, Maria Beatriz. Avaliações municipais: uma revisão bibliográfica (1990-2016). Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional, Santa Maria, v.8, n.17, p.1-22, Publicação contínua 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/36817/pdf. Acesso em: 20 fev. 2021.

SILVA, Paulo Augusto da Costa. Equalização da Prova Belém na escala Saeb. 2017. 128 f. Dissertação (Mestrado em Métodos e Gestão da Avaliação) – Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão da Avaliação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

SILVA, Sérgio Eustáquio da. Utilização e apropriação do Avalia-BH pelos diretores, coordenadores pedagógicos e professores da rede municipal de educação de Belo Horizonte. 2013. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) – Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2013.

SOUSA, Devanio Fernandes de. A avaliação no contexto das políticas educacionais: análise do Sistema Municipal de Avaliação do Ensino Fundamental (SMAEF), no município de Russas-Ceará. 2019. 211 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Ceará, Limoeiro do Norte, 2019.

SOUSA, Sandra Zákia. Avaliação externa e em larga escala no âmbito do Estado brasileiro: interface de experiências estaduais e municipais de avaliação da educação básica com iniciativas do governo federal. In: BAUER, Adriana; GATTI, Bernardete Angelina. (Org.). Ciclo de Debates: 25 anos de avaliação de sistemas educacionais no Brasil – Implicações nas redes de ensino, no currículo e na formação de professores. Florianópolis: Insular, v. 2., 2013.

SOUSA, Sandra Zakia; PIMENTA, Cláudia Oliveira; MACHADO, Cristiane. Avaliação e gestão municipal da educação. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v.23, n.53, p.14-36, set/dez. 2012. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1756/1756.pdf. Acesso em: 16 mar. 2021.

TRIPODI, Zara Figueiredo; SOUSA, Sandra Zákia. A governança em rede na regulação da educação básica mineira: quem governa o quê? Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 32, n. 4, p.297-321, out./dez. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/9LHw8DjbrXBj9Pdf98scS5H/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 fev. 2021.

VERGER, Antoni; FONTDEVILA, Clara; PARCERISA, Lluís. Reformando a governança através de instrumentos de políticas públicas: como e em que medida padrões, testes e accountability na educação se espalham pelo mundo. In: OLIVEIRA, Dalila; DUARTE, Adriana; RODRIGUES, Cibele. A política educacional em contexto de desigualdade: uma análise das redes públicas de ensino da região Nordeste. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2019.

VITÓRIO, Larissa Saraiva de Almeida Reis. SAETHE: um estudo de caso sobre a implementação da avaliação externa da Educação Infantil de Teresina. 2019. 158 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação em Educação Pública) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd, Juiz de Fora, 2019.

VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165-189, jan./abr. 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189130424009.pdf. Acesso em: 25 mar. 2020.

Publicado

04-10-2022

Como Citar

Silva, A. B. da, & Zakia Lian Sousa , S. M. . (2022). Motivações para a criação de avaliação educacional em larga escala por municípios brasileiros. Revista Educação Em Questão, 60(64). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n64ID29326

Edição

Seção

Artigos