A publicação Educação em Revista e o empreendedorismo

processos de individualização e singularização dos aprendentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n66ID30165

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Revista Educação em Revista, Pós-Estruturalismo, Modos de ser aluno

Resumo

O artigo é resultado de uma pesquisa que teve por objetivo evidenciar as marcas que uma revista direcionada aos professores e gestores de escolas privadas do Rio Grande do Sul (RS) atribui aos estudantes envolvidos nas atividades ligadas ao empreendedorismo. Os aportes teóricos vinculam-se às teorizações de Michel Foucault e de seus revisores. O material empírico consiste em exemplares da Educação em Revista (ER), uma publicação do Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (SINEPE/RS), publicados entre 2013 e 2021. Em termos metodológicos, utilizou-se a análise do discurso proposta por Foucault. A análise do material evidenciou que há um forte apelo na Educação em Revista para que as escolas privadas do RS trabalhem com o empreendedorismo. Além disso, percebeu-se que as reportagens posicionam os estudantes como protagonistas e líderes em processos de individualização e singularização dos aprendentes quando envolvidos em práticas empreendedoras, as quais configuram um sujeito-aluno narcisista, que passa a ser edificado como um herói que, dentre outras marcas, explora a si mesmo.

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Biografia do Autor

Silvane Gema Mocellin Petrini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É funcionária dessa instituição universitária. Integra o Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO).

Fernanda Wanderer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Prof.ª Dr.ª da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Integra o Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO).

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Publicado

25-01-2023

Como Citar

Mocellin Petrini, S. G. ., & Wanderer, F. (2023). A publicação Educação em Revista e o empreendedorismo: processos de individualização e singularização dos aprendentes. Revista Educação Em Questão, 60(66). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n66ID30165

Edição

Seção

Artigos