Agarrando uma “minhocastanha”

naturezas-culturas em um contexto de educação de infância na floresta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n65ID30266

Palavras-chave:

Crianças-natureza, Naturezas-culturas, Estudos críticos da infância, Novos materialismos

Resumo

As sociedades urbanas ocidentais, separando a natureza da cultura, das crianças, da educação e da vida há séculos, instauraram uma dicotomia que persiste mesmo nas práxis e nas investigações que promovem o contato de crianças pequenas com o mundo “natural”. Dialogando com os estudos críticos da infância, novos materialismos, pós-humanismos e epistemologias ecológicas visamos contribuir para repensar “nossos” modos de ser/estar no mundo para além das tradições dicotômicas e compor um olhar acerca das crianças como seres enredados em várias naturezas-culturas. Com base em pesquisa etnográfica com crianças de um Jardim de infância privado ao “ar livre” em Portugal, analisa-se e discute-se como as crianças se relacionam com uma floresta e como esta se emaranha em suas brincadeiras. O engajamento das crianças e vidas mais-que-humanas – pássaros, pinheiros, castanhas – em modos de ser/estar coletivos, dá pistas para reposicionar as práticas educativas num mundo comum, heterogêneo e interdependente, valorizando um espírito de companheirismo e parentesco.

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Biografia do Autor

Renata Soares Motta, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

Doutoranda do Programa Doutoral em Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal). Centro de Investigação e Intervenção Educativas (FPCEUP). É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Etnografia e Infâncias da Universidade Federal de São Catarina (UFSC).

Manuela Ferreira, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto

É prof.ª Dr.ª Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal). Centro de Investigação e Intervenção Educativas (FPCEUP). É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Etnografia e Infâncias da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

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Publicado

11-01-2023

Como Citar

Soares Motta, R., & Martinho Ferreira, M. M. (2023). Agarrando uma “minhocastanha”: naturezas-culturas em um contexto de educação de infância na floresta. Revista Educação Em Questão, 60(65). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n65ID30266

Edição

Seção

Artigos