Estado do conhecimento

comunidades colaborativas de aprendizagem docente no período de 2016 a 2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n66ID30820

Palavras-chave:

Desenvolvimento Profissional Docente. Grupos Colaborativos., formação docente . estado do conhecimento.

Resumo

Neste trabalho de natureza bibliográfica, do tipo “estado do conhecimento” nos propomos a analisar o que revela o mapeamento das produções acadêmicas sobre comunidades colaborativas de aprendizagem docente na formação de professores no período de 2016 a 2021. A investigação elegeu 25 pesquisas (16 dissertações e 9 teses). Usamos como fonte de pesquisa os descritores “Desenvolvimento Profissional Docente em Grupos Colaborativos” e “Desenvolvimento Profissional Docente em Comunidades Colaborativas” no banco de dados da Capes e da Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações. Como resultado, observa-se que as comunidades colaborativas qualificam a formação docente. Emerge como um novo problema a ser investigado, a dimensão da formação inicial dos cursos de formação de professores no interior dessas comunidades. A maioria dos estudos na área foca-se no âmbito continuado da formação docente. O principal desafio enfrentado por muitos pesquisadores da área é instituir uma postura investigativa nas comunidades de colaboração de aprendizagem docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clenya Ruth Alves Vasconcelos, Universidade Federal do Oeste do Pará

É prof.ª da Universidade Federal do Oeste do Pará e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia. Integra o Grupo de Estudo e Pesquisa Formação de Professores na Amazônia Paraense.

Solange Helena Ximenes-Rocha, Universidade Federal do Oeste do Pará

É prof.ª Dr.ª da Universidade Federal do Oeste do Pará e do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia. É coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa Formação de Professores na Amazônia Paraense.

Referências

ANDRADE, Ana Hiarley Silva O Formazon e a constituição de espaços colaborativos na relação universidade-escola. 2019. 133f. (Dissertação de Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, 2019.

ALMEIDA, Alessandra Rodrigues. Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional do Professor que Ensina Matemática na Infância: um olhar para o contexto colaborativo. 2017. 290f. (Tese de Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Estadual de Campinas. São Paulo, 2017.

BASSOLI, Rosa Fernanda. Desenvolvimento Profissional Docente: contribuições e limites de um processo formativo em um grupo colaborativo de professores de ciências da rede pública de Juiz de Fora (Mg). 2017. 282f. (Tese de Doutorado). Programa de Pós-graduação em Química. Universidade Federal de Juiz de Fora. São Pedro, 2017.

CLANDININ, Jean; CONNELLY, Michael. Teachers professional knowledge landscapes. New York: Teachers College Press, 1995.

CLANDININ, Jean; CONNELLY, Michael. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Tradução de Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEI/UFU. Uberlândia: Edufu, 2011.

CRECCI, Vanessa Moreira. Desenvolvimento profissional de educadores matemáticos participantes de uma comunidade fronteiriça entre escola e universidade. (Tese de Doutorado). Universidade de Campinas. São Paulo, 2016.

CRECCI, Vanessa; FIORENTINI, Dario. Desenvolvimento profissional em comunidades de aprendizagem docente. Revista Belo Horizonte, v. 34, p. 1-20, abril.2017.

DAMIANI, Magda Floriana. Sem as reuniões a escola não existe! Não tem como!”: estudo de caso de uma escola colaborativa. In: 27ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 2004, Minas Gerais. Online.

DOMINGUES, Isabel. Formação docente em comunidades de prática: um estudo com professores de educação profissional e tecnológica de uma instituição educacional em São Paulo. 2017.185 f. (Dissertação de Mestrado). Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2017.

FERNANDES, Roberta Fernandes; CARDOSO, Tiago Alves; CAPAVERDE, Linziane Zynger; SILVA, Helena de Fátima Nunes. Comunidades de prática: uma revisão bibliográfica sistemática sobre casos de aplicação organizacional. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, V.5, n.1, p. 44 – 52, jan./jun.2016.

FIORENTINI, Dário; LORENZATO, Sérgio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2009.

GALVÃO, Cecília. Narrativas em Educação. Ciência & Educação, v. 11, n. 2, p. 327-345, set. 2005.

IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Pesquisa Colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Líber Livro Editora. 2008.

LACERDA, Sara Miranda de. Aprender a ensinar Matemática: a participação de estudantes de Pedagogia em uma comunidade de prática. 2017. 208f. (Tese de Doutorado) Programa de Pós Graduação em Educação Matemática - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2017.

LIMA, Ana Paula Barbosa de. Ações Colaborativas em uma Comunidade de Prática e o Fortalecimento de Conhecimentos Docentes de Professores de Matemática. 2019. 221f. (Tese de Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2019.

Oliveira, Leonardo Davi Gomes de Castro. Pesquisa Narrativa e Educação: algumas considerações. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE, 13., Curitiba, 2017. Anais eletrônicos. Curitiba: PUCPR, 2017.

MARCELINO, Bernadete de Lourdes Alvares. Narrativas do processo formativo: uma experiência de constituição de grupo colaborativo. 2018. 107 f. (Dissertação de Mestrado). Mestrado Profissional - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.

Miranda, Mirtes de Sousa. Escola como espaço de (re)significação de conhecimentos matemáticos para o ensino: a constituição de um grupo que estuda o currículo e investiga a própria prática. 2019. 262 f. (Tese de Doutorado). Universidade Bandeirante Anhanguera de São Paulo. São Paulo, 2019.

NÓVOA, Antônio. Formação de professores e profissão docente. In: (coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Nova Enciclopédia, 1997.

OLIVEIRA, Adriana Beatriz de. Grupo colaborativo como estratégia formativa de articulação da Educação Infantil com o Ensino Fundamental I. 2017. 165 f. (Dissertação de Mestrado (Profissional)). Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo, 2017.

OLIVEIRA, Fernanda Lahtermaher. Comunidades de Aprendizagem Docente como estratégia de Indução Profissional. 2021. 297f. (Tese de Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do RIO DE JANEIRO, 2021.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da arte” em educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, dez. 2006.

SANTOS, Aline de Paula Nunes. Parceria universidade-escola no estágio supervisionado: a construção de saberes docentes por meio de práticas colaborativas. 2018. 101f. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018.

SILVA, Fabio Meneses da. Análise de uma Comunidade de Prática de Professorxs que ensinam Matemática: aspectos do desenvolvimento profissional. 2017. 202f. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2017.

SILVA, Alessandra Neves. O desenvolvimento profissional docente em uma comunidade acadêmica colaborativa: uma análise do grupo de estudo e pesquisa Formazon/Ufopa. (Dissertação de Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2020.

SOARES, Magda. Alfabetização no Brasil - O Estado do conhecimento. Brasília: INEP/MEC, 1989.

RIBEIRO, Camila Paes. Grupos Colaborativos na Formação de Professores de Matemática: uma experiência no município de Timbó Grande/Sc. 2018.77f. (Dissertação de Mestrado). Mestrado Profissional em Educação Básica. Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp). 2018.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2004.

XIMENES-ROCHA, Solange Helena; FIORENTINI, Dario. Formação de professores em comunidades colaborativas no interior da Amazônia. Educação (UFSM), p. 267-284, maio 2018.

PEDRO, Luciana Guimarães. “Como se fora brincadeira de roda” - o grupo colaborativo como mediador do desenvolvimento docente. 2019. 225 f. (Tese de Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia. Minas Gerais, 2019.

SCHWADE, Kátia Lais Schwade de Jesus. Lesson Study na formação inicial de professores: uma experiência com licenciandos de Letras-Inglês da Universidade Federal do Oeste do Pará. 2018. 165 p. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, Pará, 2018.

VIEIRA, Nágilla Regina Saraiva. Desenvolvimento Profissional de Docentes universitários: manifestações de afetividade em um grupo colaborativo. 2020. (Dissertação de Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2020.

Publicado

26-01-2023

Como Citar

Alves Vasconcelos, C. R. ., & Ximenes-Rocha, S. H. . (2023). Estado do conhecimento: comunidades colaborativas de aprendizagem docente no período de 2016 a 2021. Revista Educação Em Questão, 60(66). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n66ID30820

Edição

Seção

Artigos