Estado del conocimiento

comunidades colaborativas de aprendizaje de profesores en el periodo 2016 a 2021

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n66ID30820

Palabras clave:

Desenvolvimento Profissional Docente. Grupos Colaborativos., formação docente . estado do conhecimento.

Resumen

En este trabajo bibliográfico, del tipo “estado del conocimiento”, nos proponemos analizar lo que revela el mapeo de producciones académicas sobre comunidades colaborativas de aprendizaje en la formación docente en el período 2016 a 2021. La investigación eligió 25 investigaciones (16 disertaciones y 9 tesis). Utilizamos los descriptores “Desarrollo Profesional Docente en Grupos Colaborativos” y “Desarrollo Profesional Docente en Comunidades Colaborativas” como fuente de investigación en la base de datos de la Capes (Coordinación de Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior) y en la Biblioteca Brasileña de Tesis y Disertaciones. Como resultado, se observa que las comunidades colaborativas cualifican la formación docente. Como un nuevo problema a investigar surge la dimensión de la formación inicial de los cursos de formación docente dentro de estas comunidades. La mayoría de los estudios en el área se centran en el alcance continuo de la formación docente. El principal desafío al que se enfrentan muchos investigadores del área es instituir una postura investigativa en las comunidades colaborativas de aprendizaje docente.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Clenya Ruth Alves Vasconcelos, Universidade Federal do Oeste do Pará

É prof.ª da Universidade Federal do Oeste do Pará e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia. Integra o Grupo de Estudo e Pesquisa Formação de Professores na Amazônia Paraense.

Solange Helena Ximenes-Rocha, Universidade Federal do Oeste do Pará

É prof.ª Dr.ª da Universidade Federal do Oeste do Pará e do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia. É coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa Formação de Professores na Amazônia Paraense.

Citas

ANDRADE, Ana Hiarley Silva O Formazon e a constituição de espaços colaborativos na relação universidade-escola. 2019. 133f. (Dissertação de Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, 2019.

ALMEIDA, Alessandra Rodrigues. Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional do Professor que Ensina Matemática na Infância: um olhar para o contexto colaborativo. 2017. 290f. (Tese de Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Estadual de Campinas. São Paulo, 2017.

BASSOLI, Rosa Fernanda. Desenvolvimento Profissional Docente: contribuições e limites de um processo formativo em um grupo colaborativo de professores de ciências da rede pública de Juiz de Fora (Mg). 2017. 282f. (Tese de Doutorado). Programa de Pós-graduação em Química. Universidade Federal de Juiz de Fora. São Pedro, 2017.

CLANDININ, Jean; CONNELLY, Michael. Teachers professional knowledge landscapes. New York: Teachers College Press, 1995.

CLANDININ, Jean; CONNELLY, Michael. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Tradução de Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEI/UFU. Uberlândia: Edufu, 2011.

CRECCI, Vanessa Moreira. Desenvolvimento profissional de educadores matemáticos participantes de uma comunidade fronteiriça entre escola e universidade. (Tese de Doutorado). Universidade de Campinas. São Paulo, 2016.

CRECCI, Vanessa; FIORENTINI, Dario. Desenvolvimento profissional em comunidades de aprendizagem docente. Revista Belo Horizonte, v. 34, p. 1-20, abril.2017.

DAMIANI, Magda Floriana. Sem as reuniões a escola não existe! Não tem como!”: estudo de caso de uma escola colaborativa. In: 27ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 2004, Minas Gerais. Online.

DOMINGUES, Isabel. Formação docente em comunidades de prática: um estudo com professores de educação profissional e tecnológica de uma instituição educacional em São Paulo. 2017.185 f. (Dissertação de Mestrado). Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2017.

FERNANDES, Roberta Fernandes; CARDOSO, Tiago Alves; CAPAVERDE, Linziane Zynger; SILVA, Helena de Fátima Nunes. Comunidades de prática: uma revisão bibliográfica sistemática sobre casos de aplicação organizacional. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, V.5, n.1, p. 44 – 52, jan./jun.2016.

FIORENTINI, Dário; LORENZATO, Sérgio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2009.

GALVÃO, Cecília. Narrativas em Educação. Ciência & Educação, v. 11, n. 2, p. 327-345, set. 2005.

IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Pesquisa Colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Líber Livro Editora. 2008.

LACERDA, Sara Miranda de. Aprender a ensinar Matemática: a participação de estudantes de Pedagogia em uma comunidade de prática. 2017. 208f. (Tese de Doutorado) Programa de Pós Graduação em Educação Matemática - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2017.

LIMA, Ana Paula Barbosa de. Ações Colaborativas em uma Comunidade de Prática e o Fortalecimento de Conhecimentos Docentes de Professores de Matemática. 2019. 221f. (Tese de Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2019.

Oliveira, Leonardo Davi Gomes de Castro. Pesquisa Narrativa e Educação: algumas considerações. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE, 13., Curitiba, 2017. Anais eletrônicos. Curitiba: PUCPR, 2017.

MARCELINO, Bernadete de Lourdes Alvares. Narrativas do processo formativo: uma experiência de constituição de grupo colaborativo. 2018. 107 f. (Dissertação de Mestrado). Mestrado Profissional - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.

Miranda, Mirtes de Sousa. Escola como espaço de (re)significação de conhecimentos matemáticos para o ensino: a constituição de um grupo que estuda o currículo e investiga a própria prática. 2019. 262 f. (Tese de Doutorado). Universidade Bandeirante Anhanguera de São Paulo. São Paulo, 2019.

NÓVOA, Antônio. Formação de professores e profissão docente. In: (coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Nova Enciclopédia, 1997.

OLIVEIRA, Adriana Beatriz de. Grupo colaborativo como estratégia formativa de articulação da Educação Infantil com o Ensino Fundamental I. 2017. 165 f. (Dissertação de Mestrado (Profissional)). Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo, 2017.

OLIVEIRA, Fernanda Lahtermaher. Comunidades de Aprendizagem Docente como estratégia de Indução Profissional. 2021. 297f. (Tese de Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do RIO DE JANEIRO, 2021.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da arte” em educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, dez. 2006.

SANTOS, Aline de Paula Nunes. Parceria universidade-escola no estágio supervisionado: a construção de saberes docentes por meio de práticas colaborativas. 2018. 101f. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018.

SILVA, Fabio Meneses da. Análise de uma Comunidade de Prática de Professorxs que ensinam Matemática: aspectos do desenvolvimento profissional. 2017. 202f. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2017.

SILVA, Alessandra Neves. O desenvolvimento profissional docente em uma comunidade acadêmica colaborativa: uma análise do grupo de estudo e pesquisa Formazon/Ufopa. (Dissertação de Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2020.

SOARES, Magda. Alfabetização no Brasil - O Estado do conhecimento. Brasília: INEP/MEC, 1989.

RIBEIRO, Camila Paes. Grupos Colaborativos na Formação de Professores de Matemática: uma experiência no município de Timbó Grande/Sc. 2018.77f. (Dissertação de Mestrado). Mestrado Profissional em Educação Básica. Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp). 2018.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2004.

XIMENES-ROCHA, Solange Helena; FIORENTINI, Dario. Formação de professores em comunidades colaborativas no interior da Amazônia. Educação (UFSM), p. 267-284, maio 2018.

PEDRO, Luciana Guimarães. “Como se fora brincadeira de roda” - o grupo colaborativo como mediador do desenvolvimento docente. 2019. 225 f. (Tese de Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia. Minas Gerais, 2019.

SCHWADE, Kátia Lais Schwade de Jesus. Lesson Study na formação inicial de professores: uma experiência com licenciandos de Letras-Inglês da Universidade Federal do Oeste do Pará. 2018. 165 p. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, Pará, 2018.

VIEIRA, Nágilla Regina Saraiva. Desenvolvimento Profissional de Docentes universitários: manifestações de afetividade em um grupo colaborativo. 2020. (Dissertação de Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2020.

Publicado

26-01-2023

Cómo citar

Alves Vasconcelos, C. R. ., & Ximenes-Rocha, S. H. . (2023). Estado del conocimiento: comunidades colaborativas de aprendizaje de profesores en el periodo 2016 a 2021. Educación En Cuestión, 60(66). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n66ID30820