O recreio no ensino primário e a educação dos corpos na infância (PARÁ, 1890-1918)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n67ID31022

Palavras-chave:

Recreio, Ensino Primário, Infância, Educação do corpo

Resumo

O artigo objetiva investigar o recreio e a educação do corpo infantil no ensino primário do estado do Pará, no período de 1890 a 1918, identificando o tempo, os espaços e as atividades presentes na legislação educacional paraense. O estudo se caracteriza como histórico e documental. As fontes centrais utilizadas foram os regulamentos do ensino primário dos anos de 1890, 1903, 1910, 1918 e o regimento interno dos grupos escolares e das escolas isoladas de 1904. Essa documentação foi analisada em diálogo com impressos educacionais do período em tela e autores do campo da história da educação e da infância. A partir da análise das fontes, foi possível identificar que o tempo, o espaço e as atividades do recreio buscavam educar o corpo infantil, a partir da disciplina e formação do físico com a intenção de formar o futuro cidadão republicano, que deveria ser disciplinado, forte e saudável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Welington da Costa Pinheiro , Universidade Federal do Pará

É prof. Dr. da Universidade Federal do Pará e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Educação Física, Esporte Lazer – GEPEF.

Lucília da Silva Matos, Universidade Federal do Pará

É prof.ª Dr.ª Universidade Federal do Pará. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Educação Física, Esporte Lazer – GEPEF.

Roseane do Socorro da Silva Matos Fernandes, Universidade Federal do Pará

É prof.ª Dr.ª Universidade Federal do Pará. Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento – NUCORPO.

Referências

BURKE, Peter. O que é História Cultural? Tradução Sergio Goes de Paula 2ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora. 2008.

CAMPOS, Américo de. Noções Geraes de Hygiene. Belém: Livraria Escola, 1912.

CONCEIÇÃO, Joaquin Tavares. Internar para Educar: colégios-internatos no Brasil (1840-1950). 2012. 322f. (Tese Doutorado em História). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal da Bahia, 2012.

ESCOLANO, Augustín. Arquitetura como programa: espaço, escola e currículo. In: FRAGO, Antônio Viñao; ESCOLANO, Augustín. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Tradução: Alfredo Veiga-Neto. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

FERREIRA, Valéria Milena Röhrich; ARCO-VERDE, Yvelise Freitas de Souza. Chrónos & Kairós: o tempo nos tempos da escola. Educar em Revista [online]. V. 1, n. 17, p. 63-78, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.220. Acesso em: 23 jun. 2022.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Tradução: Roberto Machado. Rio de Janeiro: Forense, 2004.

FOUCOAULT, Michel. Vigiar e punir. Tradução Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987.

FRAGO, Antônio Viñao. Do espaço escolar e da escola como lugar: propostas e questões. In: FRAGO, Antônio Viñao; ESCOLANO, Augustín. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Tradução: Alfredo Veiga-Neto. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

KISCHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos tradicionais infantis: o jogo, a criança e a educação. Petrópolis, RJ, Vozes, 1993.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

LAROCCA, Liliana Muller; MARQUES, Vera Regina Beltrão. Higiene e infância no Paraná: A missão de formar hábitos saudáveis (1931-1949). Texto contexto - Enfermagem [online], v. 19, n. 2, p. 309-316, jun. 2010. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0104-07072010000200012>Acesso em: 23 Jul. 2022.

LEÃO, Acydino de. Hygiene Escolar. Revista do Ensino. Belém, v.1, n.12, p. 65-70, abr. 1912.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e Educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.

MARINHO, Inezil Pena. História Geral da Educação Física. São Paulo: Cia Brasil editora, 1980.

MATTOSO, Ernesto. O Dr. Augusto Montenegro: sua vida e seu governo. Paris: T Dissieux, 1907.

MEURER, Sidmar DOS Santos; OLIVEIRA, Marcus Aurélio Taborda de. A invenção dos recreios nas escolas primárias paranaenses: o lugar da educação do corpo, dos sentidos e das sensibilidades na escola. Revista Brasileira de Educação [online]. v. 21, n. 64, p. 225-247, jan/mar., 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216412. Acesso 22 mar. 2021.

MONARCHA, Carlos. Escola Normal da Praça - O lado noturno das luzes. Editora da Unicamp. Campinas: SP, 1999.

MORENO, Andrea. A propósito de Ling, da ginástica sueca e da circulação de impressos em língua portuguesa. Revista Brasileira de Ciência do Esporte, Brasília, v. 2, n. 35, p. 128-135, mar., 2015. Disponível em: http://www.rbceonline.org.br/. Acesso em: 23 nov. 2016.

PARÁ . Da Hygiene Escolar. A Escola: Revista de Ensino, Belém, n.1, p. 3-6, mai. 1900.

PARÁ. Álbum do Estado do Pará (1901-1909). Oito anos de governo. Mandado organizar pelo Dr. Augusto Montenegro, governador do estado. Paris: Choponet, 1908.

PARÁ. Boletim Official da Instrucção Pública do Estado do Pará. Tomo V, nº 3, julho – setembro. Pará: Typ. Encadernação do Instituto Lauro Sodré, 1907.

PARÁ. Decreto nº 1689, de 28 de abril de 1910. Da nova organização ao ensino primário do Estado. Bélem: Imprensa Oficial do Estado do Pará,1910.

PARÁ. Mensagem Dirigida ao Congresso Legislativo do Pará pelo Dr. Governador Augusto Montenegro, no ano de 1906. A Educação nas mensagens governamentais. Disponível em: http://www.crl.edu/pt-br/brazil/provincial. Acesso em: 23 abr. 2021.

PARÁ. Regimento interno dos Grupos Escolares e das escolas isoladas do Estado do Pará. Belém, Pará, 1904.

PARÁ. Regulamento do Ensino Primário reorganizado pelo Decreto nº 1190 de 17 de fevereiro de 1903. Belém: Typ. Diário Oficial, 1903. Disponível em: www.fcp.pa.gov.br/acervodigital. Acesso em: 17 jul. 2022.

PARÁ. Regulamento do ensino primário. Decreto nº 3.356 de 7 de maio de 1918. Belém: Typ. Diário Oficial, 1918. Disponível em: www.fcp.pa.gov.br/acervodigital/ comarcas/index. Acesso em: 10 jun. 2021.

PARÁ. Regulamento Geral da Instrução Pública Primária. Decreto nº. 625 de 21 de julho de 1890. Belém: Tipografia do Diário Oficial, 1890.

PARÁ. Relatório do 7º Grupo Escolar da Capital (1907). Relatório apresentado ao Secretário de Estado e Justiça, Interior e Instrução Pública, Belém, Pará, 1907.

PARÁ. Relatório do Grupo Escolar de Igarapé-Miry. Relatório apresentado ao Secretário de Estado e Justiça, Interior e Instrução Pública, Belém, Pará, 1904.

PARÁ. Relatório Instituto Orfanológico. Relatório apresentado ao Secretário do Interior, Justiça e da Instrução Pública, Belém, 1913.

PARÁ. Secretaria do Interior, da Justiça e da Instrução Pública. 5º Grupo Escolar da Capital Belém. Portaria n° 12, de 3 de abril de 1919.

PINHEIRO, Welington da Costa. Instituto Orfanológico do Outeiro: assistência, proteção e educação de meninos órfãos e desvalidos em Belém do Pará (1903-1913). 2017. 227f. (Tese Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Pará, 2017.

RIZZINI, Irene. O Século Perdido. Raízes históricas das políticas públicas para a infância no Brasil. São Paulo: Cortez, 2011.

ROCHA, Heloísa Helena Pimenta Educação escolar e higienização da infância. Cadernos CEDES [online], v. 23, n. 59, p. 39-56, abr., 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-32622003000100004. Acesso em: 02 març. 2021.

SABINO, Elianne Barreto. Assistência e a Educação de meninas desvalidas no colégio Nossa Senhora do Amparo (1860-1889). 2012. 157f. (Dissertação Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Pará, 2012.

SARGES, Maria de Nazaré. Belém: riquezas produzindo a Belle Époque (1870). Belém: Paka –Tatu, 2010.

SCHUELER, Alessandra Frota Martinez de; MAGALDI, Ana Maria Bandeira de Mello. Educação escolar na primeira república: memória, história e perspectivas de pesquisa. Tempo [online]. v. 13, n. 26, p. 32-55, jan/mar., 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-77042009000100003. Acesso em: 09 Jun. 2021.

SILVA, Gercina Ferreira. Instituto Santo Antônio do Prata (1898-1921): Missionários Capuchinhos e a Educação de Meninas Índias no Município de Igarapé-Açú/PA. 2019. 124f. (Dissertação de Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Pará, 2019.

SOARES, Carmen Lúcia Corpo, conhecimento e educação: notas esparsas. In: SOARES, Camen Lúcia (org.). Corpo e história. Campinas: Autores Associados, 2001.

SOARES, Carmen Lúcia. As roupas nas práticas corporais e esportivas: a educação do corpo entre o conforto, a elegância e a eficiência (1920-1940). Campinas: Autores Associados, 2011.

SOARES, Carmen Lúcia. Educação do corpo. In: GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Dicionário Crítico de Educação Física. Ijuí: Unijuí, 2014.

SOARES, Carmen Lúcia. Educação do corpo: apontamentos para a historicidade de uma noção. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, e76507, p. 1-20, 2021, (DOSSIÊ - Corpo e História: os múltiplos processos de educação do corpo Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76507 Acesso em: 12 ago., 2022.

SOARES, Carmen Lúcia. Educação Física: raízes europeias e Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

VAGO, Tarcísio Mauro. Uma verdadeira revolução dos costumes: educação de corpos infantis na reforma do ensino de 1906 em Minas Gerais. In: FARIA FILHO, Luciano Mendes; FERNANDES, Rogério; LOPES, Alberto. Para a compreensão histórica da infância. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Publicado

22-03-2023

Como Citar

Pinheiro , W. da C., da Silva Matos, L., & do Socorro da Silva Matos Fernandes, R. (2023). O recreio no ensino primário e a educação dos corpos na infância (PARÁ, 1890-1918) . Revista Educação Em Questão, 61(67). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n67ID31022

Edição

Seção

Artigos