Identidade(s) e letramento (s) de reexistência através da negociação de narrativas de resistência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n67ID31741

Palavras-chave:

Formação de identidade, Narrativas de resistência, Letramentos de reexistência, Globalização

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o desenvolvimento de identidade(s) e letramento(s) de reexistência por meio da compreensão, negociação e criação de narrativas de resistência entre professores de inglês em formação. Este é um estudo reflexivo que oferece cinco pressupostos teóricos: a) A globalização afeta o desenvolvimento da identidade (BAUMAN, 2004; JENKINS, 2014); b) O desenvolvimento da identidade, o letramento e a reexistência são práticas socioculturais sempre negociadas (HEATH, 1983; FREIRE, 1985); c) A resistência é uma prática libertadora das sociedades oprimidas (GIROUX, 1983; FOUCAULT, 1999); d) As narrativas de resistência surgem para reexistir (SILVA- SOUZA, 2009; ALBÁN-ACHINTE, 2013); e e) Os letramentos de reexistência são práticas socioculturais (CUPELLI, 2008; SILVA-SOUZA, 2011). Esses pressupostos e os teóricos que os sustentam tornam-se caminhos para fazer da questão um cenário de negociação, desenvolvimento de identidade e reexistência. Por fim, o texto mostra a importância da compreensão desses pressupostos como uma tarefa socio pedagógica para a compreensão de um mundo mais justo e igualitário.

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Biografia do Autor

Edison Ferney Castrillón Ángel, Universidad Católica Luis Amigó

É Prof.  Ms. da Universidad Católica Luis Amigó (Medellín, Colombia) E do Programa de Pós-Graduação em Letras  da  Universidade Federal do Piauí. Integra os Grupos de Pesquisa Global South; Grupo de Linguística Aplicada y Multiletramentos Glamulti; [IN] - Inter / Nos – Escuela de Posgrados, Universidad Católica Luis Amigó. Doctorando en Letras Lingüística, Universidade Federal do Piauí, Teresina, Brasil. Magister en Procesos de Enseñanza y Aprendizaje de segundas Lenguas.

 

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Publicado

06-06-2023

Como Citar

Castrillón Ángel, E. F. (2023). Identidade(s) e letramento (s) de reexistência através da negociação de narrativas de resistência . Revista Educação Em Questão, 61(67). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n67ID31741

Edição

Seção

Artigos