Os livros escolares no Liceu Maranhense pela imprensa local (1844-1876)
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n67ID31816Palavras-chave:
Livro Escolar, Cultura Material Escolar, História Cultural, Maranhão ImpérioResumo
Neste artigo, analisa-se a dinâmica estabelecida no uso dos livros escolares no Liceu Maranhense via imprensa local, usando os pressupostos teórico-metodológicos da história cultural para captar a materialidade dos artefatos como produtos e discursos. Cruzam-se normas instituídas, práticas recorrentes e inovações que acompanharam os programas de ensino via reformas para a manutenção do mercado escolar. Conclui-se que liceístas/autores se adequaram aos ideais de escolarização e conceitos técnicos, segundo as armaduras conceituais em voga, para além da própria representatividade, como intelectuais, garantindo a aprovação, a indicação e o consumo das obras na instrução e a concorrência com produções nacionais e internacionais.
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