Tecnologias em sala de aula e sua relação com a prática docente

representações de professoras de língua inglesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n70ID33287

Palavras-chave:

Representações Sociais, Ensino-aprendizagem de inglês, Ensino médio integral, Tecnologias

Resumo

Este estudo objetiva analisar as representações de quatro professoras de inglês acerca dos usos de tecnologias para compreender a relação dessas representações com a prática das docentes participantes. Entendemos os usos de tecnologias permeados por experiências compartilhadas por membros de uma comunidade que, nesse caso, identificamos como professores de línguas adicionais, a partir da Teoria das Representações Sociais (Moscovici, 2010). Esta pesquisa de campo adota princípios de natureza qualitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário, observação de aulas e entrevista, e analisados segundo a perspectiva da Pesquisa-Docente (Freeman, 1998) e do processo de codificação de Auerbach e Silverstein (2003). A análise revelou duas representações oriundas de seis temas. Neste artigo, abordamos a representação tecnologias como recursos pedagógicos essenciais na aula de inglês, oriunda dos temas: tecnologias analógicas como um recurso pedagógico essencial na aula de inglês e tecnologias digitais como um recurso pedagógico essencial na aula de inglês.

 

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Biografia do Autor

Allessandra Elisabeth dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

É Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Integra os Grupos de Pesquisas “Tecnologias, Educação e Linguística Aplicada” e “Multilingual Learners in Schools” da Virginia Commonwealth University.

Paulo Boa Sorte, Universidade Federal de Sergipe, Brasil

Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus São Cristóvão, Sergipe, Brasil. Professor Associado do Departamento de Letras Estrangeiras e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação. Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP).

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Publicado

08-12-2023

Como Citar

dos Santos, A. E., & Boa Sorte , P. . (2023). Tecnologias em sala de aula e sua relação com a prática docente: representações de professoras de língua inglesa. Revista Educação Em Questão, 61(70). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n70ID33287

Edição

Seção

Artigos