A gestão da crise da pandemia (2020-2021)

o Sistema Único de Saúde e o Sistema Nacional de Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n70ID33300

Palavras-chave:

Federalismo educacional, Saúde, Pandemia, Políticas Públicas

Resumo

Este artigo objetiva comparar as medidas tomadas na área de saúde e na área da educação no decorrer da crise pandêmica no Brasil no período de março de 2020 até dezembro de 2021, problematizando as dimensões dos conflitos interfederativos num sistema considerado estruturado, como é o caso do Sistema Único de Saúde (SUS), e num sistema considerado não estruturado, como é o caso do Sistema Nacional de Educação (SNE). Como arcabouço teórico-metodológico, foram mobilizadas a história do tempo presente, com base em François Dosse e outros autores, para subsidiar as análises de fontes oficiais do Ministério da Educação, do Ministério da Saúde e de fontes jornalísticas. As considerações finais apontam que a existência de um sistema consolidado, como o SUS, não foi capaz de atenuar a crise pandêmica em decorrência da gestão bolsonarista. Logo, a instituição de um SNE também não seria suficiente, dada a sujeição dos entes federados ao governo central.

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Biografia do Autor

Lorrainy Ferrari, Universidade Federal do Espírito Santo

É Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Integra o Grupo de Pesquisa Federalismo e Políticas Educacionais.

Gilda Cardoso de Araujo, Universidade Federal do Espírito Santo

É Prof.ª Dr.ª da Universidade Federal do Espírito Santo e do Programa de Pós-Graduação em Educação. É Coordenadora do Grupo de Pesquisa Federalismo e Políticas Educacionais e do Laboratório de Gestão da Educação Básica.

Daniel Tojeira Cara, Universidade de São Paulo

É Prof. Dr. da Universidade de São Paulo e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Integra o Grupo de Pesquisa Federalismo e Políticas Educacionais. É Dirigente da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

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Publicado

08-12-2023

Como Citar

Ferrari, L., Araujo, G. C. de, & Cara, D. T. (2023). A gestão da crise da pandemia (2020-2021): o Sistema Único de Saúde e o Sistema Nacional de Educação. Revista Educação Em Questão, 61(70). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n70ID33300

Edição

Seção

Artigos