A criança e o direito de participação

desafios para a Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n70ID33789

Palavras-chave:

Criança, Normatividade, Direito de participação, Educação infantil

Resumo

O texto, um ensaio teórico, fundamenta-se na Sociologia da Infância e na pesquisa bibliográfica. Objetiva discutir o direito de participação da criança e seu lugar na sociedade contemporânea a partir do respeito à sua voz e ação como sujeito de direitos. Os resultados evidenciam um avanço nos estudos da criança e da infância nos últimos anos, configurando um campo multidisciplinar em torno da compreensão da infância vivida pelas crianças a partir delas mesmas. As transformações sociais em curso afetam as relações entre crianças e adultos nas suas dimensões políticas, culturais e educativas, tornando-se necessário desconstruir a produção normativa adultocêntrica que subalterniza a criança e dificulta e/ou impossibilita sua participação na sociedade. A criança sai do seu lugar de objeto para tornar-se sujeito ator. A partir da mudança de lugar da criança, é necessário tornar a escola um espaço democrático de socialização e um contexto mais amigo das crianças onde acontece um diálogo respeitoso entre crianças e adultos, com relações mais simétricas.

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Biografia do Autor

Marta Regina Brostolin, Universidade Católica Dom Bosco

É Prof.ª Dr.ª da Universidade Católica Dom Bosco e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa da Docência na Infância.

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Publicado

08-12-2023

Como Citar

Brostolin, M. R. (2023). A criança e o direito de participação: desafios para a Educação Infantil. Revista Educação Em Questão, 61(70). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n70ID33789

Edição

Seção

Artigos