Jogos na Educação matemática e a constituição de sujeitos-alunos na sociedade neoliberal
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n73ID36272Palavras-chave:
Educação, Jogos, Matemática, NeoliberalismoResumo
O presente artigo tem por objetivo evidenciar enunciados sobre o uso de jogos na Educação matemática, tendo em vista a constituição de sujeitos-alunos na sociedade neoliberal. O referencial teórico e metodológico se encontra na análise do discurso, como discutido por Michel Foucault. Os materiais utilizados foram trabalhos científicos obtidos em um repositório digital e as duas pesquisas mais citadas nesses documentos, caracterizando-se como um estudo bibliográfico. Mediante uma abordagem qualitativa, mostra-se que o sujeito-aluno, tal como constituído mediante o discurso da Educação matemática atual, gosta de jogos porque são fontes de prazer e motivação – fatores que mitigam a inerente dificuldade da disciplina –, sem deixar de desenvolver a inteligência e o aspecto afetivo/emocional que compõem a cognição. Assim, fortalece-se a tese de que os jogos utilizados na Educação matemática têm funcionado como ferramentas para a constituição de sujeitos alinhados às premissas neoliberais e imersos nas suas demandas.
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