Experimento de pensamento
retórica e educação
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n74ID36719Palavras-chave:
Experimento de pensamento, Pedagogia humanista, John Dewey, Formação de professoresResumo
O experimento de pensamento é um recurso argumentativo comumente utilizado na área de filosofia, mas pouco presente em pesquisas educacionais. Este artigo visa a caracterizar esse tipo de experimento como estratégia retórica capaz de oferecer contribuições às práticas educativas, em particular no que diz respeito à formação de professores alinhados com abordagens pedagógicas humanizadoras. O artigo aborda o experimento de pensamento em três dimensões: a experimental, com o intuito de defender que não há diferença significativa entre os experimentos de pensamento e os experimentos usuais; a dimensão narrativa, destacando a sua proximidade com a literatura de ficção; e a filosófico-educativa, com o propósito de mostrar a sua relevância em pedagogias que visam à humanização das relações educacionais, tal como propõe John Dewey. A associação do experimento de pensamento com a pedagogia deweyana favorece o modo de vida democrático e valoriza a liberação da imaginação, da subjetividade e das emoções, contrariando a tendência mecanicista vigente na educação.
Downloads
Referências
ASSIS, Machado. Dom Casmurro. São Paulo: Globo, 1997.
CRICK, Nathan. Composition as experience: John Dewey on creative expression and the origins of “mind”. The Journal of the Conference on College Composition and Communication, v. 55, n. 2, p. 254-275, dez. 2003.
CRICK, Nathan. Democracy and rhetoric: John Dewey on the arts of becoming. Columbia: University of South Carolina, 2010.
CUNHA, Ivan Ferreira. Experimentos de pensamento na crise das ciências humanas e sociais: articulando duas ideias de Kuhn e o utopianismo de Neurath. Em Construção, Rio de Janeiro, n. 11, p. 73-85, 2022.
CUNHA, Marcus Vinicius. Ciência e educação na década de 1950: uma reflexão com a metáfora percurso. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 25, p. 116-126, jan./abr. 2004.
CUNHA, Marcus Vinicius. Arte, experiência e educação: o que a mensuração não pode mensurar. In: MORALES, Juan Mario Ramos; CASTANEDA, José Antonio Serrano; REYES, Blanca Flor Trujillo. (Orgs.). Deliberar con John Dewey: ciencias sociales e educación. México: Universidad Pedagógica Nacional, 2015.
CUNHA, Marcus Vinicius; COSTA, Sarah Passos V.; MERCAU, Horácio H. O valor educativo da história da filosofia no discurso de John Dewey. Cadernos de História da Educação, Uberlândia, v. 19, n. 3, p. 874-889, 2020.
DAVIDSON, Donald. Knowing one’s own mind. In: DAVIDSON, Donald. Subjective, objective, intersubjective. Oxford: Clarendon, 2001.
DEWEY, John. Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo: uma reexposição. Tradução Haydée de Camargo Campos. 3. ed. São Paulo: Nacional, 1959a.
DEWEY, John. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. Tradução Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. 3. ed. São Paulo: Nacional, 1959b.
DEWEY, John. Experiência e educação. Tradução Anísio Teixeira. São Paulo: Nacional, 1971.
DEWEY, John. Human nature and conduct: an introduction to social psychology. New York: Prometheus Books, 2002.
DEWEY, John. Arte como experiência. Tradução Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
ELGIN, Catherine Z. Fiction as thought experiment. Perspectives on Science, Cambridge, v. 22, n. 2, p. 221-241, 2014.
GÓRGIAS. Testemunhos e fragmentos. Tradução Manuel Barbosa e Inês de Ornellas e Castro. Lisboa: Colibri, 1993.
GREENE, Maxine. Releasing the imagination: essays on education, the arts, and social change. San Francisco: Jossey-Bass, 1995.
KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. Tradução Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1996.
KUHN, Thomas. Uma função para os experimentos mentais. In: KUHN, Thomas. A tensão essencial. Tradução Marcelo Amaral Penna-Forte. São Paulo: Unesp, 2011.
LISPECTOR, Clarice. A paixão segundo G.H. Rio de Janeiro: Rocco, 2020.
MERCAU, Horácio Héctor. Democracia criativa e retórica das emoções em John Dewey. Educação & Sociedade, Campinas, v. 43, p. 1-16, 2022.
NERSESSIAN, Nancy. In the theoretician’s laboratory: thought experimenting as mental modeling. Proceedings of the biennial meeting of the Philosophy of Science Association, Cambridge, v. 2, p. 291-301, 1992.
PERELMAN, Chaïm; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da argumentação: a nova retórica. Tradução Maria E. Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
PORCHAT PEREIRA, Osvaldo. Ciência e dialética em Aristóteles. São Paulo: Editora Unesp, 2001.
PRESTES, Zoia; TUNES, Elizabeth. A trajetória de obras de Vigotski: um longo percurso até os originais. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 29, n. 3, p. 327-340, jul. 2012.
RORTY, Richard. A filosofia e o espelho da natureza. Tradução Antônio Trânsito. 2. ed. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.
SILVA, Tatiane; CUNHA, Marcus Vinicius. Teoria e prática na formação clássica: o debate sofista. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, Uberaba, v. 3, n. 2, p. 69-77, 2015.
SILVA, Tatiane; CUNHA, Marcus Vinicius. Dewey e a experiência estética: uma contribuição ao ensino de arte. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 7, n. 2, p. 28-43, out. 2021a.
SILVA, Tatiane; CUNHA, Marcus Vinicius. Educação, comunicação e imaginação em John Dewey: contribuições teóricas e práticas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 102, n. 262, p. 626-641, set./dez. 2021b.
SWIRSKI, Peter. Of literature and knowledge: explorations in narrative thought experiments, evolution and game theory. London/New York: Routledge, 2007.
THOUGHT EXPERIMENTS. In: Stanford Encyclopedia of Philosophy. Stanford University, 2023. Disponível em: https://plato.stanford.edu/entries/thought-experiment/ Acesso em: 9 fev. 2024.
WAGNER, Betty Jane. Dorothy Heathcote: drama as a learning medium. Washington, D.C.: National Education Association, 1976.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educação em Questão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.