Resiliência docente
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n74ID38256Palavras-chave:
Resiliência docente, Desenvolvimento profissional, Desafios, Fontes de suporte, Trabalho docenteResumo
A resiliência docente tem recebido cada vez mais atenção devido aos desafios crescentes enfrentados pelos professores, porém é um tema pouco explorado no Brasil. Este artigo apresenta uma revisão narrativa da literatura sobre resiliência docente com base em estudos teóricos e empíricos relevantes. A revisão identificou e discutiu categorias-chave: características da resiliência docente, desafios laborais, fontes de suporte, modelos de resiliência docente, implicações da resiliência para o desenvolvimento profissional e a relação com outros constructos como bem-estar e projeto de vida. Os achados mostram que resiliência docente é um fenômeno complexo e multidimensional, influenciado por desafios pessoais e contextuais, e descrevem como os professores conseguem sustentar sua capacidade de adaptação positiva diante das adversidades. Elas destacam que a resiliência não é inata, mas pode ser desenvolvida e fortalecida através de suporte adequado, como ambientes colaborativos e políticas públicas. Outros achados e implicações são discutidos.
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