O protagonismo dos movimentos sociais e sujeitos na materialização da educação do-no campo
Palavras-chave:
Práticas educativas. Educação do campo. Sujeitos como protagonista.Resumo
Este ensaio traz reflexões sobre o protagonismo dos movimentos sociais e sujeitos do campo, na luta pela educação, e a materialização de experiências educativas no âmbito da Educação do-no Campo, tendo como foco as Casas Familiares Rurais, coordenadas pela Associação Estadual das Casas Familiares (ARCAFAR/ PA) e os projetos do Programa Educação Cidadã na Transamazônica, realizados pela Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e Movimentos Sociais, por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), tendo como fio condutor a alternância entre tempo-escola e tempocomunidade, na perspectiva da articulação entre teoria e prática. As experiências originam- se da mobilização dos sujeitos do Campo, que lhes tem oportunizado atuar na perspectiva de codificar/descodificar a realidade para anunciar um novo olhar sobre esta, possibilitando-lhe um novo fazer.
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