O protagonismo dos movimentos sociais e sujeitos na materialização da educação do-no campo

Autores

  • Rosemeri Scalabrin
  • Irene Alves de Paiva

Palavras-chave:

Práticas educativas. Educação do campo. Sujeitos como protagonista.

Resumo

Este ensaio traz reflexões sobre o protagonismo dos movimentos sociais e sujeitos do campo, na luta pela educação, e a materialização de experiências educativas no âmbito da Educação do-no Campo, tendo como foco as Casas Familiares Rurais, coordenadas pela Associação Estadual das Casas Familiares (ARCAFAR/ PA) e os projetos do Programa Educação Cidadã na Transamazônica, realizados pela Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e Movimentos Sociais, por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), tendo como fio condutor a alternância entre tempo-escola e tempocomunidade, na perspectiva da articulação entre teoria e prática. As experiências originam- se da mobilização dos sujeitos do Campo, que lhes tem oportunizado atuar na perspectiva de codificar/descodificar a realidade para anunciar um novo olhar sobre esta, possibilitando-lhe um novo fazer.

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Biografia do Autor

Rosemeri Scalabrin

Educadora popular Rosemeri Scalabrin | Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação | Universidade Federal do Rio Grande do Norte | Grupo de Pesquisa: Prática Educativa em Movimento | E-mail: rosemeri.scalabrin@gmail.com

Irene Alves de Paiva

Profa. Dra. Irene Alves de Paiva | Universidade Federal do Rio Grande do Norte | Grupo de Pesquisa: Prática Educativa em Movimento | E-mail: irene@natal.digi.com.br

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Publicado

15-08-2008

Como Citar

Scalabrin, R., & Paiva, I. A. de. (2008). O protagonismo dos movimentos sociais e sujeitos na materialização da educação do-no campo. Revista Educação Em Questão, 32(18). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3920

Edição

Seção

Artigos